Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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O USO DO SCRATCH NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS DOCENTES

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, SCRATCH, PRÁTICAS DOCENTES, ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O contexto vivenciado pelas escolas do século XXI gira em torno dos desafios das novas demandas educacionais. Logo, obter o interesse do alunado configura um grande desafio para os professores, pois o processo de ensino e aprendizagem tem se tornando cada vez mais complexo, com foco não mais em processos de memorização, mas sim no desenvolvimento de habilidades e competências. O presente estudo ocorreu durante um minicurso ministrado no III CONEDU aplicado a alunos de graduação e professores no qual se utilizou o Scratch como contexto para a construção de novas práticas docentes. O minicurso com duração de 4 horas contou com a participação de 13 cursistas de diferentes áreas, sendo 7 deles professores 6 estudantes. Os participantes foram divididos em três grupos por áreas afins para desempenhar diferentes funções tais como desenvolvedor de roteiro, programação e ou designer. Ao termino das atividades foram elaborados três projetos simples, porém bastante criativos. todas as equipes utilizaram os comados de deslocamento, mudança de traje e plano de fundo, no entanto, uma equipe ousou um pouco mais e inseriu um fundo musical o que consistiu na originalidade do projeto. Conforme os resultados apresentados verifica-se os altos níveis de engajamento proporcionado pela ferramenta, assim como o progresso, criatividade e empenho dos participantes, principalmente os que não tinham conhecimento ou familiaridade com games e programação. A realização destas atividades foi extremamente enriquecedora, pois os docentes, não somente apresentaram uma boa aceitação em relação ao Scratch, mas alguns também se mostraram dispostos a utilizar o conhecimento obtido no minicurso para suas práticas em sala de aula, contemplando conteúdos programáticos. Além de utilizar essa ferramenta os professores identificaram que é possível orientar os seus alunos para que possam desempenhar atividades educativas inter e extra espaço educacional, atendendo um dos princípios da educação em desenvolver no aluno competências e habilidades que irá contribuir para o seu desenvolvimento.

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