SEMELHANÇAS ENTRE O EDUCADOR E O PSICOTERAPEUTA: A DIMENSÃO DO CURADOR FERIDO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38603 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3184 "inscrito_id" => 8805 "titulo" => "SEMELHANÇAS ENTRE O EDUCADOR E O PSICOTERAPEUTA: A DIMENSÃO DO CURADOR FERIDO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL" "resumo" => "O presente trabalho visa elucidar alguns pontos acerca da educação emocional, sobretudo do papel do educador como mediador das emoções de seus educandos. Trata-se de um trabalho qualitativo e investigativo que se propôs buscar correlações entre a figura do educador e a do psicoterapeuta, abrangendo seus aspectos emocionais. Será ressaltado como, nesse processo, o educador assume uma postura análoga à do psicoterapeuta em um setting terapêutico, construindo, assim, uma relação dialógica com o educando. Nessa relação, entram em contato dois sistemas psíquicos que dialogarão, se tocarão e se transformarão. Será adotado um viés analítico, juntamente de outro, fenomenológico, para que a relação educador-educando seja compreendida de maneira abrangente e, na medida do possível, totalizadora. Apoiando-nos em autores como Martin Buber e Carl Gustav Jung, analisaremos o contexto interacional do educador e do educando, relacionando este último à figura mitológica e arquetípica de Quíron, o curador ferido. Na mitologia, trata-se de uma criatura com sabedoria e capacidade de cuidar das feridas e enfermidades de todos, exceto da sua, que é, de fato, irreversivelmente mortal. Explicaremos, em seguida, a razão de considerarmos o educador como emocionalmente ferido, alegando a importância deste último fato no processo de mediação e construção da educação emocional deste com seus educandos. Serão abordados conceitos como a interação fenomenológica do Eu-Tu e a relação arquetípica, ambos relacionados à capacidade de situar educador e educando numa relação de verdadeiro aprendizado das emoções, ultrapassando o saber instrumental e alcançando a premissa de que, para ensinar e aprender, é necessário sentir. Ao concluir o trabalho, mostraremos como o educador manifesta-se enquanto figura teoricamente capaz de assumir essa postura arquetípica ao construir sua relação com o educando, atuando, graças às suas próprias feridas, como facilitador emocional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, QUÍRON, CURADOR FERIDO, EDUCADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID8805_07102017101555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR HUGO SAMPAIO ALVES" "autor_nome_curto" => "VICTOR SAMPAIO" "autor_email" => "victorweg77@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38603 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3184 "inscrito_id" => 8805 "titulo" => "SEMELHANÇAS ENTRE O EDUCADOR E O PSICOTERAPEUTA: A DIMENSÃO DO CURADOR FERIDO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL" "resumo" => "O presente trabalho visa elucidar alguns pontos acerca da educação emocional, sobretudo do papel do educador como mediador das emoções de seus educandos. Trata-se de um trabalho qualitativo e investigativo que se propôs buscar correlações entre a figura do educador e a do psicoterapeuta, abrangendo seus aspectos emocionais. Será ressaltado como, nesse processo, o educador assume uma postura análoga à do psicoterapeuta em um setting terapêutico, construindo, assim, uma relação dialógica com o educando. Nessa relação, entram em contato dois sistemas psíquicos que dialogarão, se tocarão e se transformarão. Será adotado um viés analítico, juntamente de outro, fenomenológico, para que a relação educador-educando seja compreendida de maneira abrangente e, na medida do possível, totalizadora. Apoiando-nos em autores como Martin Buber e Carl Gustav Jung, analisaremos o contexto interacional do educador e do educando, relacionando este último à figura mitológica e arquetípica de Quíron, o curador ferido. Na mitologia, trata-se de uma criatura com sabedoria e capacidade de cuidar das feridas e enfermidades de todos, exceto da sua, que é, de fato, irreversivelmente mortal. Explicaremos, em seguida, a razão de considerarmos o educador como emocionalmente ferido, alegando a importância deste último fato no processo de mediação e construção da educação emocional deste com seus educandos. Serão abordados conceitos como a interação fenomenológica do Eu-Tu e a relação arquetípica, ambos relacionados à capacidade de situar educador e educando numa relação de verdadeiro aprendizado das emoções, ultrapassando o saber instrumental e alcançando a premissa de que, para ensinar e aprender, é necessário sentir. Ao concluir o trabalho, mostraremos como o educador manifesta-se enquanto figura teoricamente capaz de assumir essa postura arquetípica ao construir sua relação com o educando, atuando, graças às suas próprias feridas, como facilitador emocional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, QUÍRON, CURADOR FERIDO, EDUCADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID8805_07102017101555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR HUGO SAMPAIO ALVES" "autor_nome_curto" => "VICTOR SAMPAIO" "autor_email" => "victorweg77@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }