RESIMOINTRODUÇÃO. Este artigo objetiva refletir sobre as experiências desenvolvidas na Escola Estadual Profª “M. E. de Freitas” locus de atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UERN, através do subprojeto: Ler para retextualizar interagindo com as linguagens. METODOLOGIA. Para tanto, objetivar-se-á na descrição das atividades didático-pedagógicas desenvolvidas na escola-campo do subprojeto, tendo como foco a leiturização dos gêneros textuais: crônicas e charges, a partir de oficinas realizadas na instituição escolar. RESULTADOS. Mais leitura e participação dos alunos nas atividades pibidianas, melhor desempenho dos mesmos nos exames vestibulares e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). CONCLUSÃO. Interação maior entre componentes do subprojeto, bem como aperfeiçoamento constante por parte de todos tanto na participação em eventos quanto nas publicações de trabalhos em científicos. Palavras-chave: subprojeto; ler para retextualizar; leitura; publicações