Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM CONTEXTOS TECNOLÓGICOS: UM LINK AO LETRAMENTO DIGITAL

Palavra-chaves: ESCRITA, NOVAS TECNOLOGIAS, LETRAMENTO DIGITAL Comunicação Oral(CO) GT 01 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ESCOLAR
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Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O presente trabalho propõe uma discussão sobre o processo de aprendizagem da escrita em contextos digitais, analisando como o uso das novas tecnologias pode intermediar as práticas de letramento infantil, favorecendo o processo de aquisição da escrita. Para tanto, utiliza-se uma metodologia de investigação explicativa, com método de abordagem qualitativo. O referencial teórico do trabalho concilia a teoria enunciativo-discursiva de Bakhtin e a teoria sociointeracionista de Vygotsky com os estudos/análises de Coscarelli, Frade, Oliveira, Soares e Xavier, entre outros, sobre leitura, escrita e letramento digital. Argumenta-se, através da análise realizada e de uma experiência desenvolvida numa escola pública da rede municipal em Amargosa-BA, que o uso das tecnologias digitais favorece o processo de letramento, pois a convivência com os gêneros de textos digitais amplia as práticas comunicativas e interacionais, bem como o uso social da leitura e escrita, podendo ser, dessa forma, uma importante interface pedagógica.

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