LIGAÇÕES QUÍMICAS: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS.
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Foi desenvolvido um recurso didático para trabalhar ligações químicas, oriundo da metodologia de recursos adaptados para surdos e cegos da disciplina de Educação Inclusiva II, que auxilia os estagiários a ministrar o conteúdo de uma forma dinâmica, que consiste no uso de E.V.A., uma placa de alumínio e imãs. A placa de alumínio (com dimensões de 30 cm × 60 cm) foi usada para ficar colocada na parede, e os imãs, depois de cortados em pequenos pedaços, foram colados atrás dos elementos, ligações de hidrogênio e elétrons, feitos em E.V.A. Observou-se que os alunos cegos conseguiram construir as fórmulas moleculares das substâncias químicas bem comuns do nosso dia-a-dia, como a água. Os discentes afirmaram que tiveram facilidade na compreensão das fórmulas e ligações que lhes foram propostas, demonstrando que o recurso é uma alternativa viável para uso em sala de aula, uma vez que este facilita a construção mental das imagens moleculares. O material foi elaborado para ser trabalhado com alunos cegos do ensino médio, e destaca-se como de fundamental importância na motivação no ensino da química e uma alternativa facilitadora no processo de ensino e aprendizagem de maneira significativa." 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