Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DO LED NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: LED, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35848
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2225
    "inscrito_id" => 7898
    "titulo" => "APLICAÇÃO DO LED NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "A necessidade de apresentar um estudo dos LEDs no ensino de Física de uma forma diferenciada e mais atrativa aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo a importância da união da teoria com a experimentação, com objetivo de fortalecer o aprendizado dos alunos de maneira participativa, Através da aula complementar executada com alunos do 3º ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Rio Caeté, no município de Bragança-PA, dentro do projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), utilizando como ferramenta o questionário de caráter qualitativo observamos que o aluno tem desmotivação e dificuldades na aprendizagem tradicional com muita carência de informação sobre conceitos básicos de Eletricidade, principalmente no seu cotidiano e vê na utilização da simulação, experimentação e aplicações no dia a dia uma forma dinâmica e diferenciada para aprender, essa constatação levou-nos a busca de opções para resolver determinados problemas a partir da troca de ideias com colegas, inclusive os próprios alunos jugam que seria importante que os professores usufruíssem dessa ferramenta em suas aulas. Vemos que a experimentação, bem como a aplicação do LED de forma a conscientizar sobre os seus benefícios no consumo de energia é uma ferramenta que contribui para o processo ensino-aprendizagem principalmente com a evolução da ciência e tecnologia com intuito de ampliar a concepção social do aluno neste contexto, permitindo que os alunos participem da construção do conhecimento e interagindo com os objetos de aprendizagem, com seus colegas e professores, a sua ausência, por variados motivos nas escolas, levam os alunos a apresentarem dificuldades no acompanhamento do conteúdo, não havendo uma aprendizagem significativa, dificultando a compreensão da ciência e o desenvolvimento escolar dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LED, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7898_11092017185045.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILIANE DO SOCORRO COSTA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "LEILIANE ARAÚJO"
    "autor_email" => "leilimegag@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35848
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2225
    "inscrito_id" => 7898
    "titulo" => "APLICAÇÃO DO LED NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "A necessidade de apresentar um estudo dos LEDs no ensino de Física de uma forma diferenciada e mais atrativa aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo a importância da união da teoria com a experimentação, com objetivo de fortalecer o aprendizado dos alunos de maneira participativa, Através da aula complementar executada com alunos do 3º ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Rio Caeté, no município de Bragança-PA, dentro do projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), utilizando como ferramenta o questionário de caráter qualitativo observamos que o aluno tem desmotivação e dificuldades na aprendizagem tradicional com muita carência de informação sobre conceitos básicos de Eletricidade, principalmente no seu cotidiano e vê na utilização da simulação, experimentação e aplicações no dia a dia uma forma dinâmica e diferenciada para aprender, essa constatação levou-nos a busca de opções para resolver determinados problemas a partir da troca de ideias com colegas, inclusive os próprios alunos jugam que seria importante que os professores usufruíssem dessa ferramenta em suas aulas. Vemos que a experimentação, bem como a aplicação do LED de forma a conscientizar sobre os seus benefícios no consumo de energia é uma ferramenta que contribui para o processo ensino-aprendizagem principalmente com a evolução da ciência e tecnologia com intuito de ampliar a concepção social do aluno neste contexto, permitindo que os alunos participem da construção do conhecimento e interagindo com os objetos de aprendizagem, com seus colegas e professores, a sua ausência, por variados motivos nas escolas, levam os alunos a apresentarem dificuldades no acompanhamento do conteúdo, não havendo uma aprendizagem significativa, dificultando a compreensão da ciência e o desenvolvimento escolar dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LED, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7898_11092017185045.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILIANE DO SOCORRO COSTA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "LEILIANE ARAÚJO"
    "autor_email" => "leilimegag@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A necessidade de apresentar um estudo dos LEDs no ensino de Física de uma forma diferenciada e mais atrativa aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo a importância da união da teoria com a experimentação, com objetivo de fortalecer o aprendizado dos alunos de maneira participativa, Através da aula complementar executada com alunos do 3º ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Rio Caeté, no município de Bragança-PA, dentro do projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), utilizando como ferramenta o questionário de caráter qualitativo observamos que o aluno tem desmotivação e dificuldades na aprendizagem tradicional com muita carência de informação sobre conceitos básicos de Eletricidade, principalmente no seu cotidiano e vê na utilização da simulação, experimentação e aplicações no dia a dia uma forma dinâmica e diferenciada para aprender, essa constatação levou-nos a busca de opções para resolver determinados problemas a partir da troca de ideias com colegas, inclusive os próprios alunos jugam que seria importante que os professores usufruíssem dessa ferramenta em suas aulas. Vemos que a experimentação, bem como a aplicação do LED de forma a conscientizar sobre os seus benefícios no consumo de energia é uma ferramenta que contribui para o processo ensino-aprendizagem principalmente com a evolução da ciência e tecnologia com intuito de ampliar a concepção social do aluno neste contexto, permitindo que os alunos participem da construção do conhecimento e interagindo com os objetos de aprendizagem, com seus colegas e professores, a sua ausência, por variados motivos nas escolas, levam os alunos a apresentarem dificuldades no acompanhamento do conteúdo, não havendo uma aprendizagem significativa, dificultando a compreensão da ciência e o desenvolvimento escolar dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.