ARAÚJO, Leiliane Do Socorro Costa et al.. Aplicação do led no ensino de física. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35848>. Acesso em: 22/11/2024 04:47
A necessidade de apresentar um estudo dos LEDs no ensino de Física de uma forma diferenciada e mais atrativa aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo a importância da união da teoria com a experimentação, com objetivo de fortalecer o aprendizado dos alunos de maneira participativa, Através da aula complementar executada com alunos do 3º ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Rio Caeté, no município de Bragança-PA, dentro do projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), utilizando como ferramenta o questionário de caráter qualitativo observamos que o aluno tem desmotivação e dificuldades na aprendizagem tradicional com muita carência de informação sobre conceitos básicos de Eletricidade, principalmente no seu cotidiano e vê na utilização da simulação, experimentação e aplicações no dia a dia uma forma dinâmica e diferenciada para aprender, essa constatação levou-nos a busca de opções para resolver determinados problemas a partir da troca de ideias com colegas, inclusive os próprios alunos jugam que seria importante que os professores usufruíssem dessa ferramenta em suas aulas. Vemos que a experimentação, bem como a aplicação do LED de forma a conscientizar sobre os seus benefícios no consumo de energia é uma ferramenta que contribui para o processo ensino-aprendizagem principalmente com a evolução da ciência e tecnologia com intuito de ampliar a concepção social do aluno neste contexto, permitindo que os alunos participem da construção do conhecimento e interagindo com os objetos de aprendizagem, com seus colegas e professores, a sua ausência, por variados motivos nas escolas, levam os alunos a apresentarem dificuldades no acompanhamento do conteúdo, não havendo uma aprendizagem significativa, dificultando a compreensão da ciência e o desenvolvimento escolar dos discentes.