EDUCAÇÃO ESPECIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36626 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2797 "inscrito_id" => 1697 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS" "resumo" => "A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino é um assunto que vem ganhando uma visibilidade cada vez maior, visto que é preciso garantir o acesso e a permanência na escola para todas as crianças, jovens e adultos, algo que no Brasil é assegurado por lei. Sabemos que inicialmente as crianças que possuíam algum tipo de necessidade especial eram separadas das demais crianças, sendo direcionadas para escolas “especiais”, uma ação que foi questionada e debatida até iniciar uma tentativa de revertê-la através de conferências e documentos assinados por representantes de diversos países com a intenção de garantir que tal segregação não ocorresse mais, dando força a um movimento de inclusão não só escolar como no meio social. No entanto, no que diz respeito a inclusão escola, os desafios para garantir que a mesma aconteça são enormes e vão desde a falta de investimentos necessários para a adequação do espaço físico das instituições de ensino, a falta de materiais pedagógicos fundamentais para trabalhar com os alunos e também deficiências na formação de professores. Na maioria das vezes, o currículo dos cursos de licenciatura não estão adequados para preparar o professor para trabalhar com alunos especiais, onde os mesmos terão que enfrentar desafios diários. Assim, para discutir sobre a educação especial e a formação de professores para subsidiar a inclusão escolar, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre o tema em questão. Com isso, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação de professores. Dessa forma, percebemos o quanto uma formação insuficiente atrapalha o professor em seu desenvolvimento profissional, visto que o mesmo poderá deparar-se com situações e dificuldades com as quais não se sente preparado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ACESSO E PERMANÊNCIA, INVESTIMENTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID1697_20092017175821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURI LEANDRO DAS NEVES" "autor_nome_curto" => "IURI LEANDRO" "autor_email" => "IURI.LEANDRO@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36626 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2797 "inscrito_id" => 1697 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS" "resumo" => "A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino é um assunto que vem ganhando uma visibilidade cada vez maior, visto que é preciso garantir o acesso e a permanência na escola para todas as crianças, jovens e adultos, algo que no Brasil é assegurado por lei. Sabemos que inicialmente as crianças que possuíam algum tipo de necessidade especial eram separadas das demais crianças, sendo direcionadas para escolas “especiais”, uma ação que foi questionada e debatida até iniciar uma tentativa de revertê-la através de conferências e documentos assinados por representantes de diversos países com a intenção de garantir que tal segregação não ocorresse mais, dando força a um movimento de inclusão não só escolar como no meio social. No entanto, no que diz respeito a inclusão escola, os desafios para garantir que a mesma aconteça são enormes e vão desde a falta de investimentos necessários para a adequação do espaço físico das instituições de ensino, a falta de materiais pedagógicos fundamentais para trabalhar com os alunos e também deficiências na formação de professores. Na maioria das vezes, o currículo dos cursos de licenciatura não estão adequados para preparar o professor para trabalhar com alunos especiais, onde os mesmos terão que enfrentar desafios diários. Assim, para discutir sobre a educação especial e a formação de professores para subsidiar a inclusão escolar, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre o tema em questão. Com isso, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação de professores. Dessa forma, percebemos o quanto uma formação insuficiente atrapalha o professor em seu desenvolvimento profissional, visto que o mesmo poderá deparar-se com situações e dificuldades com as quais não se sente preparado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ACESSO E PERMANÊNCIA, INVESTIMENTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID1697_20092017175821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURI LEANDRO DAS NEVES" "autor_nome_curto" => "IURI LEANDRO" "autor_email" => "IURI.LEANDRO@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }