PEDAGOGIA EMPRESARIAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA PROFISSÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38157 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1949 "inscrito_id" => 7650 "titulo" => "PEDAGOGIA EMPRESARIAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA PROFISSÃO" "resumo" => "O presente estudo é fruto de pesquisas bibliográficas realizadas na disciplina “Trabalho Interdisciplinar Supervisionado” do curso de Pedagogia da Faminas-BH no primeiro semestre de 2017, cuja temática central referiu-se à identidade do/a profissional pedagogo/a em diversos contextos de atuação. Nesse cenário, destaca-se a atuação do/a pedagogo/a em espaços não escolares, especialmente em empresas, considerando as perspectivas e desafios do referido profissional nesse campo de atuação. Para tanto, traçou-se como objetivos: a) identificar os campos de atuação do/a pedagogo/a, no sentido de contextualizar a Pedagogia Empresarial; b) conhecer os principais setores de atuação do/a pedagogo/a nas empresas; c) compreender algumas perspectivas e alguns desafios do/a pedagogo/a no que se refere ao trabalho em empresas. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Desse modo, o procedimento escolhido foi a pesquisa bibliográfica, a partir de livros, artigos científicos disponibilizados em meios físicos e digitais, com intuito de alcançar os objetivos propostos. Os estudos mostraram que a Pedagogia é um campo que agrega conhecimentos vastos que abrangem espaços escolares formais e espaços não escolares, como empresas, organizações não governamentais, hospitais, enfim, instituições diversas. Normalmente, a atuação do/a pedagogo/a é requisitada por organizações que tem como foco o desenvolvimento de pessoas para alcançar sucesso de seus negócios. Para que o trabalho de desenvolvimento de pessoas ocorra de forma satisfatória, o/a pedagogo/a deve possuir uma formação interdisciplinar, para compreensão dos problemas da empresa de forma ampla e específica e assertividade do planejamento e da execução de ações, ou seja, é necessário conhecer e saber articular na prática conhecimentos diversos para alcance dos objetivos traçados. Além disso, outro fator importante a ser enfatizado diz respeito ao trabalho multiprofissional, ou seja, o trabalho coletivo, em que se envolvem diversos profissionais, especialmente os que desempenham funções de gestão, para desenvolvimento das atividades. Sobre esse aspecto, o/a pedagogo/a, normalmente, possui um perfil adequado, haja vista que a gestão e o trabalho coletivo multiprofissional faz parte de sua formação pedagógica.Conclui-se, portanto, que há perspectivas positivas e promissoras para os/as pedagogos/as que visam a atuação em empresas, mas, possivelmente alguns desafios podem ocorrer, como o pouco reconhecimento desse/a profissional pelas empresas, os conflitos entre profissionais que desempenham funções similares, entre outros, que não diminuem as possibilidades de atuação desses/as profissionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA EMPRESARIAL, DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID7650_11092017152852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA HAMEZE PINTO" "autor_nome_curto" => "PRISCILA HAMEZE" "autor_email" => "p.r.i_bh@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE MINAS BH (FAMINASBH)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38157 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1949 "inscrito_id" => 7650 "titulo" => "PEDAGOGIA EMPRESARIAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA PROFISSÃO" "resumo" => "O presente estudo é fruto de pesquisas bibliográficas realizadas na disciplina “Trabalho Interdisciplinar Supervisionado” do curso de Pedagogia da Faminas-BH no primeiro semestre de 2017, cuja temática central referiu-se à identidade do/a profissional pedagogo/a em diversos contextos de atuação. Nesse cenário, destaca-se a atuação do/a pedagogo/a em espaços não escolares, especialmente em empresas, considerando as perspectivas e desafios do referido profissional nesse campo de atuação. Para tanto, traçou-se como objetivos: a) identificar os campos de atuação do/a pedagogo/a, no sentido de contextualizar a Pedagogia Empresarial; b) conhecer os principais setores de atuação do/a pedagogo/a nas empresas; c) compreender algumas perspectivas e alguns desafios do/a pedagogo/a no que se refere ao trabalho em empresas. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Desse modo, o procedimento escolhido foi a pesquisa bibliográfica, a partir de livros, artigos científicos disponibilizados em meios físicos e digitais, com intuito de alcançar os objetivos propostos. Os estudos mostraram que a Pedagogia é um campo que agrega conhecimentos vastos que abrangem espaços escolares formais e espaços não escolares, como empresas, organizações não governamentais, hospitais, enfim, instituições diversas. Normalmente, a atuação do/a pedagogo/a é requisitada por organizações que tem como foco o desenvolvimento de pessoas para alcançar sucesso de seus negócios. Para que o trabalho de desenvolvimento de pessoas ocorra de forma satisfatória, o/a pedagogo/a deve possuir uma formação interdisciplinar, para compreensão dos problemas da empresa de forma ampla e específica e assertividade do planejamento e da execução de ações, ou seja, é necessário conhecer e saber articular na prática conhecimentos diversos para alcance dos objetivos traçados. Além disso, outro fator importante a ser enfatizado diz respeito ao trabalho multiprofissional, ou seja, o trabalho coletivo, em que se envolvem diversos profissionais, especialmente os que desempenham funções de gestão, para desenvolvimento das atividades. Sobre esse aspecto, o/a pedagogo/a, normalmente, possui um perfil adequado, haja vista que a gestão e o trabalho coletivo multiprofissional faz parte de sua formação pedagógica.Conclui-se, portanto, que há perspectivas positivas e promissoras para os/as pedagogos/as que visam a atuação em empresas, mas, possivelmente alguns desafios podem ocorrer, como o pouco reconhecimento desse/a profissional pelas empresas, os conflitos entre profissionais que desempenham funções similares, entre outros, que não diminuem as possibilidades de atuação desses/as profissionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA EMPRESARIAL, DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID7650_11092017152852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA HAMEZE PINTO" "autor_nome_curto" => "PRISCILA HAMEZE" "autor_email" => "p.r.i_bh@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE MINAS BH (FAMINASBH)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }