As questões de gênero e orientação sexual são temas bem complexos, importantes e que necessitam de serem abordados com cuidado. O interesse em compreender as percepções trazidas na BNCC e em outros documentos que circundam a escola é bem oportuno e essas informações obtidas ao longo Do artigo permite perceber que ainda tem-se muito a discutir, a fim de se efetivar essas temáticas dentro do currículo da escola. Neste sentido, se faz necessário buscar compreender a perspectiva que a BNCC traz, sabendo que ela ainda está em construção, também precisa fazer um paralelo com outros documentos. Foram utilizadas algumas fontes – livros, artigos e documentos oficiais – abrangendo conteúdos relevantes como: Indivíduos e sujeitos nas sociedades contemporâneas, Processos de formação de identidades, o lugar da educação, Políticas curriculares e os desafios da educação democrática pós-moderna, Diretrizes Curriculares do Ensino Básico: Do currículo formal ao currículo em ação, caminhos do afastamento e possibilidades de aproximação. Todas contribuíram nessa produção, devido às discursões em volta de currículo, considerando que a proposta era fazer articulações das fontes pesquisadas com o objeto de pesquisa. – BNCC e currículo escolar. Por essas questões serem um processo extremamente importante na formação do indivíduo, não pode ser negado ou ignorado por nenhuma instância, seja ela, cultural ou social. Neste sentido, o objetivo foi compreender como a BNCC aborda as questões de gênero e orientação sexual no currículo escolar, para atingir o mesmo, buscou-se a pesquisa qualitativa com ênfase na análise de documental. Daí a relevância de conhecer um pouco mais sobre o currículo e como a temática está atrelada na nova versão da Base Nacional Comum Curricular.