O IDEÁRIO ESCOLANOVISTA NA PRODUÇÃO DE IMPRESSOS ESTUDANTIS DO ENSINO SECUNDÁRIO (1930-1960): NOTAS DE ESTUDO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37768 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4014 "inscrito_id" => 6651 "titulo" => "O IDEÁRIO ESCOLANOVISTA NA PRODUÇÃO DE IMPRESSOS ESTUDANTIS DO ENSINO SECUNDÁRIO (1930-1960): NOTAS DE ESTUDO" "resumo" => "O presente artigo tem por intento analisar a disseminação dos princípios escolanovistas no Brasil e ensino secundário, e como a produção de impressos estudantis entre as décadas de 1930 e 1960 estavam influenciadas por esse ideário, bem como a crescente participação social e política dos estudantes, suas práticas e profusão do material impresso. Adotamos como objetivos a identificação e descrição dos princípios norteadores das concepções escolanovistas para a implantação e consolidação da pedagogia nova no Brasil, tanto quanto, a acenada participação dos estudantes no campo educacional no período delimitado. O texto de caráter bibliográfico utiliza-se do pensamento de John Dewey (2002) e, trabalhos acadêmicos que privilegiem a temática, para abalizar os princípios norteadores das concepções escolanovistas, sua influência na consolidação da pedagogia nova no Brasil, e rumos para a participação dos estudantes no campo educacional. As implicações do estudo sinalizam que, o período balizado sofre influências juntamente com as mudanças na situação social e, exige o empenho por novos programas educativos, a fim de atender as expectativas de formação da nova sociedade. O ideário escolanovista surge e aproxima-se do contexto educacional brasileiro na busca de possibilitar a escola idoneidade para atender as modificações decorrentes da sociedade, por meio de uma nova configuração. Essa nova configuração, enseja o educando mais participativo nesse processo, o que culminou com novas práticas, produções e posicionamentos. Um dos alicerces dessa concepção estaria então no redirecionamento do olhar para o estudante, o que evidenciou uma maior participação e movimentação desse grupo diante das novas atitudes alvitradas pela educação no período acenado, especialmente na etapa de ensino secundário, no que tange a produção de impressos estudantis como produtor de práticas desses estabelecimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA NOVA, JOHN DEWEY, PERIÓDICOS ESTUDANTIS, ENSINO SECUNDÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID6651_16102017154708.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA LIMA URBIETA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA URBIETA" "autor_email" => "jessicabieta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37768 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4014 "inscrito_id" => 6651 "titulo" => "O IDEÁRIO ESCOLANOVISTA NA PRODUÇÃO DE IMPRESSOS ESTUDANTIS DO ENSINO SECUNDÁRIO (1930-1960): NOTAS DE ESTUDO" "resumo" => "O presente artigo tem por intento analisar a disseminação dos princípios escolanovistas no Brasil e ensino secundário, e como a produção de impressos estudantis entre as décadas de 1930 e 1960 estavam influenciadas por esse ideário, bem como a crescente participação social e política dos estudantes, suas práticas e profusão do material impresso. Adotamos como objetivos a identificação e descrição dos princípios norteadores das concepções escolanovistas para a implantação e consolidação da pedagogia nova no Brasil, tanto quanto, a acenada participação dos estudantes no campo educacional no período delimitado. O texto de caráter bibliográfico utiliza-se do pensamento de John Dewey (2002) e, trabalhos acadêmicos que privilegiem a temática, para abalizar os princípios norteadores das concepções escolanovistas, sua influência na consolidação da pedagogia nova no Brasil, e rumos para a participação dos estudantes no campo educacional. As implicações do estudo sinalizam que, o período balizado sofre influências juntamente com as mudanças na situação social e, exige o empenho por novos programas educativos, a fim de atender as expectativas de formação da nova sociedade. O ideário escolanovista surge e aproxima-se do contexto educacional brasileiro na busca de possibilitar a escola idoneidade para atender as modificações decorrentes da sociedade, por meio de uma nova configuração. Essa nova configuração, enseja o educando mais participativo nesse processo, o que culminou com novas práticas, produções e posicionamentos. Um dos alicerces dessa concepção estaria então no redirecionamento do olhar para o estudante, o que evidenciou uma maior participação e movimentação desse grupo diante das novas atitudes alvitradas pela educação no período acenado, especialmente na etapa de ensino secundário, no que tange a produção de impressos estudantis como produtor de práticas desses estabelecimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA NOVA, JOHN DEWEY, PERIÓDICOS ESTUDANTIS, ENSINO SECUNDÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID6651_16102017154708.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA LIMA URBIETA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA URBIETA" "autor_email" => "jessicabieta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }