ARTE E EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTÂNCIA E EQUÍVOCOS EM SUA PRÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35882 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4230 "inscrito_id" => 7680 "titulo" => "ARTE E EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTÂNCIA E EQUÍVOCOS EM SUA PRÁTICA" "resumo" => "O presente artigo objetiva discutir acerca da arte e sua importância na educação infantil, entendendo a educação artística como artefato fundamental para o desenvolvimento da criança como ser ativo, que pensa, sonha, brinca, dança e vive as mais diversas experiências por meio da arte, que por ela é produzida constantemente, assim como, objetiva perceber os desafios encontrados no ensino da arte pelos docentes, compreendendo as perspectivas e falhas dessa prática. Todas as discussões aqui apresentadas defendem a perspectiva de uma educação estética, que compreende as sensações, os sentimentos e os sentidos como parte fundante do ser, componentes expressados principalmente através do brincar, que na sua essência, guarda uma variedade de expressões artísticas, contidas nas canções, na troca de olhares e sorrisos entre as crianças, no movimentar-se, no imaginar, fantasiar, viajar no mundo do faz de conta. É considerando a criança como ser histórico e de direitos, e compreendendo a educação infantil como o momento de sociabilidade e desenvolvimento do eu e do outro, que os procedimentos metodológicos aqui adotados se deram qualitativamente por meio de um estudo bibliográfico, que na sua essência buscou contemplar a historicidade da educação infantil, compreendendo os direitos da criança, inclusive o de se expressar livre e artisticamente pelas brincadeiras, movimentos e suas diversas linguagens. Um outro ponto a se contemplar foi o estudo de algumas leis e referências teóricas para o ensino da arte na educação infantil, assim como, outros escritos a respeito dessa temática. Toda a discussão foi desenvolvida através da necessidade de expandir o olhar para a criança, para a sua livre expressão do saber, para o seu eu poético e criador que é desvalorizado pelas instituições de ensino. Diante disso, e dos estudos apresentados, podemos compreender que a criança é arte em pessoa, que guarda no seu interior múltiplos pensamentos, fantasias, sonhos, canções, olhares e inúmeras imaginações, e é diante de toda essa riqueza artística que precisamos vencer o comodismo, a falta de estimulo dos professores, para que possamos então, construir uma educação estética, que compreende os sentimentos e os sentidos como parte fundante do ser, colaborando assim, para a valorização da criança, da sua história, e da educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ARTE, EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR, SER POÉTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID7680_16102017193012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA SANDES ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA " "autor_email" => "ana.1997.paula@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35882 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4230 "inscrito_id" => 7680 "titulo" => "ARTE E EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTÂNCIA E EQUÍVOCOS EM SUA PRÁTICA" "resumo" => "O presente artigo objetiva discutir acerca da arte e sua importância na educação infantil, entendendo a educação artística como artefato fundamental para o desenvolvimento da criança como ser ativo, que pensa, sonha, brinca, dança e vive as mais diversas experiências por meio da arte, que por ela é produzida constantemente, assim como, objetiva perceber os desafios encontrados no ensino da arte pelos docentes, compreendendo as perspectivas e falhas dessa prática. Todas as discussões aqui apresentadas defendem a perspectiva de uma educação estética, que compreende as sensações, os sentimentos e os sentidos como parte fundante do ser, componentes expressados principalmente através do brincar, que na sua essência, guarda uma variedade de expressões artísticas, contidas nas canções, na troca de olhares e sorrisos entre as crianças, no movimentar-se, no imaginar, fantasiar, viajar no mundo do faz de conta. É considerando a criança como ser histórico e de direitos, e compreendendo a educação infantil como o momento de sociabilidade e desenvolvimento do eu e do outro, que os procedimentos metodológicos aqui adotados se deram qualitativamente por meio de um estudo bibliográfico, que na sua essência buscou contemplar a historicidade da educação infantil, compreendendo os direitos da criança, inclusive o de se expressar livre e artisticamente pelas brincadeiras, movimentos e suas diversas linguagens. Um outro ponto a se contemplar foi o estudo de algumas leis e referências teóricas para o ensino da arte na educação infantil, assim como, outros escritos a respeito dessa temática. Toda a discussão foi desenvolvida através da necessidade de expandir o olhar para a criança, para a sua livre expressão do saber, para o seu eu poético e criador que é desvalorizado pelas instituições de ensino. Diante disso, e dos estudos apresentados, podemos compreender que a criança é arte em pessoa, que guarda no seu interior múltiplos pensamentos, fantasias, sonhos, canções, olhares e inúmeras imaginações, e é diante de toda essa riqueza artística que precisamos vencer o comodismo, a falta de estimulo dos professores, para que possamos então, construir uma educação estética, que compreende os sentimentos e os sentidos como parte fundante do ser, colaborando assim, para a valorização da criança, da sua história, e da educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ARTE, EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR, SER POÉTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID7680_16102017193012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA SANDES ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA " "autor_email" => "ana.1997.paula@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }