TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38658 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4653 "inscrito_id" => 9411 "titulo" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A maciça presença de aparatos tecnológicos nas mais diversas situações que o homem vive em seu dia a dia é um fato e este estudo discute a influência da tecnologia digital na aprendizagem da leitura e da escrita infantil e as contribuições que ela oferece para o processo de alfabetização nas escolas. A tecnologia não é a solução para os problemas educacionais, mas têm sua relevante contribuição no fazer pedagógico; para isso, o professor precisa conhecer e ter o domínio do uso da TIC para criar eficazes possibilidades pedagógicas, mobilizando uma ampla variedade de saberes para utiliza-los, adaptá-los e transformá-los no processo educacional. Com relação a alfabetização, não é diferente; quanto mais próximas da vivência da criança, mais significativas serão as aprendizagens, pois a alfabetização eficaz está inserida também na função social e nas relações de leitura, informação, comunicação, estudo, aprendizagem e prazer. A pesquisa acerca desse assunto, demonstra que uma parceria entre tecnologia e alfabetização, mediados pelos saberes docentes, resultará em uma alfabetização eficaz e de qualidade. O caminho metodológico se deu por meio de pesquisa quali-quantitativa, bibliográfica e descritiva, com questionário dirigido e estruturado, seguindo esquema de perguntas fechadas para pais e professores de classes de alfabetização de dez escolas (públicas e privadas) da cidade de Mossoró-RN, objetivando estudar a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de alfabetização das crianças entre 6 a 7 anos de idade, qual o papel do docente nesse processo e quais as características cognitivas do aluno nessa fase; bem como realizar um traçado histórico da Tecnologia no contexto social humano. Essas questões foram confirmadas graficamente através dos conclusivos resultados, que com utilização das variáveis, suas dimensões e indicadores e o emprego dos instrumentos, a hipótese pôde ser confirmada e a problemática resolvida, pois o rendimento da aprendizagem entre as crianças que utilizam tecnologia em casa e na escola, apresentaram excelentes resultados que demonstraram-se graficamente e em análises dos índices." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9411_16102017232125.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA THAYSE FERNANDES COSTA" "autor_nome_curto" => "MARA THAYSE" "autor_email" => "marathayse@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38658 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4653 "inscrito_id" => 9411 "titulo" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A maciça presença de aparatos tecnológicos nas mais diversas situações que o homem vive em seu dia a dia é um fato e este estudo discute a influência da tecnologia digital na aprendizagem da leitura e da escrita infantil e as contribuições que ela oferece para o processo de alfabetização nas escolas. A tecnologia não é a solução para os problemas educacionais, mas têm sua relevante contribuição no fazer pedagógico; para isso, o professor precisa conhecer e ter o domínio do uso da TIC para criar eficazes possibilidades pedagógicas, mobilizando uma ampla variedade de saberes para utiliza-los, adaptá-los e transformá-los no processo educacional. Com relação a alfabetização, não é diferente; quanto mais próximas da vivência da criança, mais significativas serão as aprendizagens, pois a alfabetização eficaz está inserida também na função social e nas relações de leitura, informação, comunicação, estudo, aprendizagem e prazer. A pesquisa acerca desse assunto, demonstra que uma parceria entre tecnologia e alfabetização, mediados pelos saberes docentes, resultará em uma alfabetização eficaz e de qualidade. O caminho metodológico se deu por meio de pesquisa quali-quantitativa, bibliográfica e descritiva, com questionário dirigido e estruturado, seguindo esquema de perguntas fechadas para pais e professores de classes de alfabetização de dez escolas (públicas e privadas) da cidade de Mossoró-RN, objetivando estudar a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de alfabetização das crianças entre 6 a 7 anos de idade, qual o papel do docente nesse processo e quais as características cognitivas do aluno nessa fase; bem como realizar um traçado histórico da Tecnologia no contexto social humano. Essas questões foram confirmadas graficamente através dos conclusivos resultados, que com utilização das variáveis, suas dimensões e indicadores e o emprego dos instrumentos, a hipótese pôde ser confirmada e a problemática resolvida, pois o rendimento da aprendizagem entre as crianças que utilizam tecnologia em casa e na escola, apresentaram excelentes resultados que demonstraram-se graficamente e em análises dos índices." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9411_16102017232125.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA THAYSE FERNANDES COSTA" "autor_nome_curto" => "MARA THAYSE" "autor_email" => "marathayse@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }