Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A maciça presença de aparatos tecnológicos nas mais diversas situações que o homem vive em seu dia a dia é um fato e este estudo discute a influência da tecnologia digital na aprendizagem da leitura e da escrita infantil e as contribuições que ela oferece para o processo de alfabetização nas escolas. A tecnologia não é a solução para os problemas educacionais, mas têm sua relevante contribuição no fazer pedagógico; para isso, o professor precisa conhecer e ter o domínio do uso da TIC para criar eficazes possibilidades pedagógicas, mobilizando uma ampla variedade de saberes para utiliza-los, adaptá-los e transformá-los no processo educacional. Com relação a alfabetização, não é diferente; quanto mais próximas da vivência da criança, mais significativas serão as aprendizagens, pois a alfabetização eficaz está inserida também na função social e nas relações de leitura, informação, comunicação, estudo, aprendizagem e prazer. A pesquisa acerca desse assunto, demonstra que uma parceria entre tecnologia e alfabetização, mediados pelos saberes docentes, resultará em uma alfabetização eficaz e de qualidade. O caminho metodológico se deu por meio de pesquisa quali-quantitativa, bibliográfica e descritiva, com questionário dirigido e estruturado, seguindo esquema de perguntas fechadas para pais e professores de classes de alfabetização de dez escolas (públicas e privadas) da cidade de Mossoró-RN, objetivando estudar a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de alfabetização das crianças entre 6 a 7 anos de idade, qual o papel do docente nesse processo e quais as características cognitivas do aluno nessa fase; bem como realizar um traçado histórico da Tecnologia no contexto social humano. Essas questões foram confirmadas graficamente através dos conclusivos resultados, que com utilização das variáveis, suas dimensões e indicadores e o emprego dos instrumentos, a hipótese pôde ser confirmada e a problemática resolvida, pois o rendimento da aprendizagem entre as crianças que utilizam tecnologia em casa e na escola, apresentaram excelentes resultados que demonstraram-se graficamente e em análises dos índices.

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