SANTANA, Walleria Araujo et al.. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38919>. Acesso em: 05/11/2024 03:55
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Química, como disciplina escolar, é um instrumento de formação humana, um meio para interpretar o mundo e interagir com a realidade. A compreensão dos conteúdos da Química está relacionada com uma nova visão da ciência e de conhecimento científico que não se configura num corpo de teorias e procedimentos de caráter positivista, e, sim, como modelos teóricos social e historicamente produzidos. A química enquanto disciplina do currículo escolar é considerada por muitos alunos do ensino médio como complicada, devido à sua complexidade e abstração, tendo em vista que há uma grande dificuldade em sua aprendizagem, sendo uma das disciplinas mais rejeitada no ambiente escolar, fato atribuído a grande quantidade de nomes, símbolos e equações que lhes são apresentados. O Ensino de Química ainda é descontextualizado e desvinculado do cotidiano do aluno, conta usualmente com métodos positivistas, pouco interativos e que não consideram os conhecimentos prévios dos alunos. Este trabalho teve como objetivo aplicar e analisar a contribuição do uso do jogo “Dominó Químico” como uma ferramenta pedagógica na aprendizagem da valência dos elementos químicos da tabela periódica. Essa pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Caxias – MA, em uma turma de 1° ano do ensino médio. Os resultados obtidos através das observações e de questionário aplicado indicaram que o jogo atuou como um instrumento facilitador no processo de aprendizagem da Química, com foque no estudo da valência dos elementos químicos. Entretanto, o educador deve ter a capacidade de conhecer e identificar as vantagens e desvantagens na proposta do jogo na sua prática, adaptando esses jogos aos conteúdos a serem abordados e à realidade da escola.