O presente artigo parte da necessidade de introdução, reconhecimento e valorização dos elementos da cultura e história de ascendência africana nas aulas de língua portuguesa, visto que, o processo de ensino e aprendizagem que permeia as instituições educativas brasileiras ainda mantém o modelo eurocêntrico que dificulta a abordagem de tais aspectos em seus currículos. Para tanto, elaboramos uma sequência de atividades que será desenvolvida em uma turma do 8º ano do ensino fundamental, a qual foi organizada com base na abordagem dialógica da linguagem contemplando o gênero discursivo Letra de Música, uma produção de Edgar Ferreira com contribuição e interpretação de Jackson do Pandeiro que está inserida no gênero musical samba. Temos como objetivo a formação de leitores críticos que, como sujeitos autônomos letrados, sejam capazes de refletir e atuar na desconstrução de práticas racistas excludentes, como também despertar nos discentes a sensibilidade causada pela alteridade, gerando assim, tolerância para com as diferenças. A pesquisa tem como referencial teórico os estudos de autores como Gonçalves e Baronas (2013), Geraldi (2012), koch (2015), Perfeito (2007), Travaglia (1996), Zanine (1999) que discutem acerca das concepções de linguagem, em Bakhtin (1997) que concebe o gênero por uma abordagem sociodiscursiva, nas compreensões de Ferreira (2002), Loureiro (2003), Gainza (1998) acerca dos benefícios do trabalho com a música em sala de aula, entre outros. Esperamos que nossa proposta contribua para práticas de ensino eficazes que estejam em conformidade com condições concretas de uso da linguagem em diversas situações comunicativas, bem como suscitar a possibilidade de revisão de ações discriminatórias.