Resumo: Este ensaio deu-se a partir da vivência enquanto Gestora Escolar da Rede de Educação do Município de João Pessoa. Trata-se de um estudo de caso realizado na Escola Municipal do Ensino Fundamental João XXIII, situada a Rua Ambrósio de Sousa nº 27, Conjunto Juracy Palhano no Alto do Mateus. durante período de 2011 a 2012, em meio a formação continuada dos educadores através do PROINFO I e II, assim como a utilização dos equipamentos tecnológicos existentes na escola. Aborda-se especificamente a mediação da equipe gestora para que aconteça esse processo tecnológico no contexto escolar. Como profissional da área Social, graduada em Serviço Social e atuando profissionalmente há 22 anos na rede municipal, dentre estes oito anos dedicados a gestão escolar. Tem-se acompanhado o ingresso do Computador e da ROBOTICA no âmbito escolar, vê-se à Secretaria de Educação investir na formação de toda equipe escolar professores, especialistas e gestores. Acompanhamos durante o ano 2012 dois docentes do Fundamental I, para sabermos como vem sendo feita a utilização das tecnologias da informação enquanto um recurso a mais no processo e aprendizagem. Discute-se também as tecnologias da informação e comunicação na sociedade e as mudanças no cotidiano da classe trabalhadora e dos profissionais da Educação. Verifica-se no decorrer do trabalho, o desejo expresso dos profissionais da Escola Municipal João XXIII em trabalhar com as tecnologias da informação necessitando apenas da organização da gestão, haja vista ser esse o caminho a seguir para alcançar seus objetivos. O referido estudo também sinalizou que a utilização da ROBOTICA contribuiu no processo de aprendizagem e nas relações interpessoais entre os alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão Escolar, Informação e Tecnologia.