NASCIMENTO, Jalison Cesário Do et al.. Relato de experiência em atividades pibidianas. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38535>. Acesso em: 25/11/2024 07:57
O presente trabalho relata as experiências obtidas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática com o projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) realizado na Escola Estadual Dr. Edino Jales na cidade de Patu no estado do Rio Grande do Norte. Este projeto tem o intuito de aprimorar a formação dos acadêmicos como futuros profissionais da educação, assim como auxiliar os alunos do ensino médio suprindo suas dificuldades no que diz respeito a aprendizagem matemática adquirida em sala de aula e, além disso, orientar, em especial, os alunos com grande potencial matemático a seguir estudos posteriores na disciplina em questão. Os resultados obtidos no que concerne ao desempenho do aluno, seja em avaliações, seja em testes ou até mesmo em simulados aplicados pelos pibidianos dos mais variados grupos, definem a extrema deficiência em diversos assuntos correspondentes as três séries do ensino médio. Dessa forma, com o objetivo de aprimorar o ensino e a aprendizagem em matemática, trabalhamos semanalmente na escola citada, intervindo em sala, notando as maiores dificuldades apresentadas por parte dos estudantes. Assim, após as intervenções, dispomos dois dias da semana no espaço cedido pela UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), oferecendo quatro aulas por turno (matutino e vespertino) para suprirmos a demanda de dúvidas advindas dos alunos no que tange ao conteúdo visto em sala de aula, como também assuntos relacionados exclusivamente as provas anteriores de matemática do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Entretanto, vale ressaltar que durante os encontros na universidade, contamos não apenas com alunos concluintes da escola mencionada, como também alunos que concluíram há alguns anos, pessoas que já possuem nível superior mas pretendem fazer a prova para obter mais um diploma e/ou experiência. Contudo, desenvolver um trabalho que abranja o maior patamar possível da sociedade estudantil é a nossa meta, de forma que todos tenham uma melhor perspectiva no que diz respeito a aprendizagem da matemática e suas aplicações no nosso dia a dia.