Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTADO EM GRAMSCI E HAYEK: REFLEXÕES PARA PENSAR A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR.

Palavra-chaves: ESTADO, CONCEPÇÕES, GESTÃO DEMOCRÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      O presente trabalho tem como objetivo discutir o conceito de Estado em dois autores: Antônio Gramsci e Hayek.  Objetivamos apresentar a visão teórica dos autores e as relações com o objeto de estudo: Gestão democrática com ênfase no conselho escolar. A pesquisa em nível de mestrado encontra-se em fase inicial, e, portanto restrita aos estudos de natureza bibliográfica. Tomamos o Materialismo Histórico e Dialético como método da pesquisa, uma vez que este fornece elementos que proporcionam uma abordagem dinâmica da realidade. Os Conselhos Escolares são pensados como instrumento de gestão que envolve possibilidades de construção de autonomia da instituição escolar em processos de construção colaborativa. Concluímos parcialmente que é necessário um estudo acerca das concepções de Estado, pois, contribui para situar o processo de Gestão na perspectiva democrática e a atuação do conselho escolar como um colegiado basilar para a concretização da democracia participativa no contexto da escola pública. \r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo O presente trabalho tem como objetivo discutir o conceito de Estado em dois autores: Antônio Gramsci e Hayek. Objetivamos apresentar a visão teórica dos autores e as relações com o objeto de estudo: Gestão democrática com ênfase no conselho escolar. A pesquisa em nível de mestrado encontra-se em fase inicial, e, portanto restrita aos estudos de natureza bibliográfica. Tomamos o Materialismo Histórico e Dialético como método da pesquisa, uma vez que este fornece elementos que proporcionam uma abordagem dinâmica da realidade. Os Conselhos Escolares são pensados como instrumento de gestão que envolve possibilidades de construção de autonomia da instituição escolar em processos de construção colaborativa. Concluímos parcialmente que é necessário um estudo acerca das concepções de Estado, pois, contribui para situar o processo de Gestão na perspectiva democrática e a atuação do conselho escolar como um colegiado basilar para a concretização da democracia participativa no contexto da escola pública. Palavras-chave: Estado, Concepções, Gestão democrática.

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