A UTILIZAÇÃO DO EXPERIMENTO DA CÂMARA ESCURA NA AULA DE FÍSICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PUBLICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35659 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4332 "inscrito_id" => 9729 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO EXPERIMENTO DA CÂMARA ESCURA NA AULA DE FÍSICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PUBLICA" "resumo" => "Alunos do curso de licenciatura em Física realizaram em uma turma do ensino médio a atividade experimental “câmara escura” através do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), o qual foi realizado na E.E.E.F.M Monsenhor Mâncio Ribeiro na cidade de Bragança no estado do Pará, o projeto tem como finalidade facilitar a aprendizagem, despertando no aluno o interesse pelos conceitos que norteiam a subárea da Física que referenciam a atividade câmara escura, promovendo dessa maneira o debate entre a aprendizagem conservadora daquela que se entende enquanto qualitativa, tendo em vista o conhecimento prévio do aluno sobre o saber científico, aproximando a Física da realidade em que o discente vive, uma vez que as atividades experimentais são ferramentas úteis no Ensino de Física, os bolsistas utilizaram instrumentos de áudio e vídeo para demonstrar como se dá a formação da imagem dentro do olho humano exemplificado pela câmara escura. Os alunos do ensino médio foram divididos em equipes e ficaram responsáveis pelos materiais necessários para a construção do experimento, sob orientação dos bolsistas e do docente de Física, o artigo ressalta a importância de metodologias experimentais no ensino de Física, no qual o experimento selecionado foi desenvolvido a partir de materiais de baixo custo a fim de facilitar o acesso dos educandos na construção do experimento podendo os mesmos visualizar imagens projetadas e atrelar a essa experiência conceitos fundamentais sobre óptica, os resultados foram significativos, uma vez que, foi realizado entre os bolsistas e a classe, numa roda de conversa, o debate os conceitos teóricos utilizados e a experiência vivenciada, onde foi observado o aumento da presença em sala de aula dos alunos, no decorrer do experimento, como também o maior interesse e motivação dos mesmos pelos conceitos aplicados: feixe de luz e propagação retilínea da luz, durante o experimento e construção da câmara escura, o qual contribuiu para o ensino aprendizagem qualitativa, diminuindo a carência de atividades experimentais na escola, além de contribuir para a construção do conhecimento científico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CÂMARA ESCURA, APRENDIZAGEM QUALITATIVA, ENSINO EXPERIMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID9729_16102017204716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA FERNANDA CONDE ROSA" "autor_nome_curto" => "SARA FERNANDA" "autor_email" => "saraconde16@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35659 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4332 "inscrito_id" => 9729 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO EXPERIMENTO DA CÂMARA ESCURA NA AULA DE FÍSICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PUBLICA" "resumo" => "Alunos do curso de licenciatura em Física realizaram em uma turma do ensino médio a atividade experimental “câmara escura” através do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), o qual foi realizado na E.E.E.F.M Monsenhor Mâncio Ribeiro na cidade de Bragança no estado do Pará, o projeto tem como finalidade facilitar a aprendizagem, despertando no aluno o interesse pelos conceitos que norteiam a subárea da Física que referenciam a atividade câmara escura, promovendo dessa maneira o debate entre a aprendizagem conservadora daquela que se entende enquanto qualitativa, tendo em vista o conhecimento prévio do aluno sobre o saber científico, aproximando a Física da realidade em que o discente vive, uma vez que as atividades experimentais são ferramentas úteis no Ensino de Física, os bolsistas utilizaram instrumentos de áudio e vídeo para demonstrar como se dá a formação da imagem dentro do olho humano exemplificado pela câmara escura. Os alunos do ensino médio foram divididos em equipes e ficaram responsáveis pelos materiais necessários para a construção do experimento, sob orientação dos bolsistas e do docente de Física, o artigo ressalta a importância de metodologias experimentais no ensino de Física, no qual o experimento selecionado foi desenvolvido a partir de materiais de baixo custo a fim de facilitar o acesso dos educandos na construção do experimento podendo os mesmos visualizar imagens projetadas e atrelar a essa experiência conceitos fundamentais sobre óptica, os resultados foram significativos, uma vez que, foi realizado entre os bolsistas e a classe, numa roda de conversa, o debate os conceitos teóricos utilizados e a experiência vivenciada, onde foi observado o aumento da presença em sala de aula dos alunos, no decorrer do experimento, como também o maior interesse e motivação dos mesmos pelos conceitos aplicados: feixe de luz e propagação retilínea da luz, durante o experimento e construção da câmara escura, o qual contribuiu para o ensino aprendizagem qualitativa, diminuindo a carência de atividades experimentais na escola, além de contribuir para a construção do conhecimento científico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CÂMARA ESCURA, APRENDIZAGEM QUALITATIVA, ENSINO EXPERIMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID9729_16102017204716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA FERNANDA CONDE ROSA" "autor_nome_curto" => "SARA FERNANDA" "autor_email" => "saraconde16@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }