CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS A PARTIR DE ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36131 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 720 "inscrito_id" => 6193 "titulo" => "CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS A PARTIR DE ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Esse trabalho visa investigar características relacionadas ao ensino e aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas no município de Santa Maria RS, mas que pode ser estendido a muitas outras instituições de ensino pelo Brasil, visto que todas são regidas pela LDB nacional. O estudo é feito a partir de uma analise das variantes dos atores envolvidos nesse processo. Inicialmente traçou-se uma abordagem teórica sobre o ensino de língua inglesa no Brasil, bem como o papel de agentes reguladores do ensino de língua inglesa no brasil como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais) e o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). Posteriormente, buscou-se traçar um breve perfil de cada um dos agentes desse processo: professor, aluno e escola. Essa abordagem não se adentrou pelo campo da natureza metodológica, mas sim um olhar conceitual de como está e como deveria ser o ensino de língua inglesa no país. Posteriormente, buscou-se apontar possíveis caminhos para a melhoria da qualidade no ensino de língua inglesa nas escolas do ensino básico. A pesquisa baseou-se em análise bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e literatura pertinente sobre o tema. Verificou-se que o ensino ainda apresenta diversas falhas que precisam ser corrigidas. É comum encontrar professores despreparados e, consequentemente, desmotivados. Isso afeta diretamente o desempenhos dos alunos que, por usa vez, se negam a ver a língua inglesa como parte importante do currículo e que seu aprendizado o ajuda a interagir melhor com o mundo cheio de informações e conhecimento que lhe permite se ver como cidadão globalizado. Já a escola, na forma do poder público, não oferece condições e incentivos adequados para que ocorra um aprendizado de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO, LÍNGUA INGLESA, ESCOLA, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID6193_03092017175048.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉLIO MEDINA GONÇALO" "autor_nome_curto" => "CÉLIO GONÇALO" "autor_email" => "medinabelo@msn.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36131 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 720 "inscrito_id" => 6193 "titulo" => "CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS A PARTIR DE ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Esse trabalho visa investigar características relacionadas ao ensino e aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas no município de Santa Maria RS, mas que pode ser estendido a muitas outras instituições de ensino pelo Brasil, visto que todas são regidas pela LDB nacional. O estudo é feito a partir de uma analise das variantes dos atores envolvidos nesse processo. Inicialmente traçou-se uma abordagem teórica sobre o ensino de língua inglesa no Brasil, bem como o papel de agentes reguladores do ensino de língua inglesa no brasil como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais) e o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). Posteriormente, buscou-se traçar um breve perfil de cada um dos agentes desse processo: professor, aluno e escola. Essa abordagem não se adentrou pelo campo da natureza metodológica, mas sim um olhar conceitual de como está e como deveria ser o ensino de língua inglesa no país. Posteriormente, buscou-se apontar possíveis caminhos para a melhoria da qualidade no ensino de língua inglesa nas escolas do ensino básico. A pesquisa baseou-se em análise bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e literatura pertinente sobre o tema. Verificou-se que o ensino ainda apresenta diversas falhas que precisam ser corrigidas. É comum encontrar professores despreparados e, consequentemente, desmotivados. Isso afeta diretamente o desempenhos dos alunos que, por usa vez, se negam a ver a língua inglesa como parte importante do currículo e que seu aprendizado o ajuda a interagir melhor com o mundo cheio de informações e conhecimento que lhe permite se ver como cidadão globalizado. Já a escola, na forma do poder público, não oferece condições e incentivos adequados para que ocorra um aprendizado de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO, LÍNGUA INGLESA, ESCOLA, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID6193_03092017175048.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉLIO MEDINA GONÇALO" "autor_nome_curto" => "CÉLIO GONÇALO" "autor_email" => "medinabelo@msn.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }