Esse trabalho visa investigar características relacionadas ao ensino e aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas no município de Santa Maria RS, mas que pode ser estendido a muitas outras instituições de ensino pelo Brasil, visto que todas são regidas pela LDB nacional. O estudo é feito a partir de uma analise das variantes dos atores envolvidos nesse processo. Inicialmente traçou-se uma abordagem teórica sobre o ensino de língua inglesa no Brasil, bem como o papel de agentes reguladores do ensino de língua inglesa no brasil como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais) e o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). Posteriormente, buscou-se traçar um breve perfil de cada um dos agentes desse processo: professor, aluno e escola. Essa abordagem não se adentrou pelo campo da natureza metodológica, mas sim um olhar conceitual de como está e como deveria ser o ensino de língua inglesa no país. Posteriormente, buscou-se apontar possíveis caminhos para a melhoria da qualidade no ensino de língua inglesa nas escolas do ensino básico. A pesquisa baseou-se em análise bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e literatura pertinente sobre o tema. Verificou-se que o ensino ainda apresenta diversas falhas que precisam ser corrigidas. É comum encontrar professores despreparados e, consequentemente, desmotivados. Isso afeta diretamente o desempenhos dos alunos que, por usa vez, se negam a ver a língua inglesa como parte importante do currículo e que seu aprendizado o ajuda a interagir melhor com o mundo cheio de informações e conhecimento que lhe permite se ver como cidadão globalizado. Já a escola, na forma do poder público, não oferece condições e incentivos adequados para que ocorra um aprendizado de qualidade.