ELEMENTOS COLABORATIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36705 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 652 "inscrito_id" => 2766 "titulo" => "ELEMENTOS COLABORATIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "A formação continuada é parte integrante de uma boa atuação profissional, onde os professores necessitam de um tempo e ambiente propícios para se pensar e repensar o seu fazer cotidiano e o método colaborativo se torna elemento importante nesse contexto. Compreende-se que a formação continuada é relevante para a transformação do professor, no qual através de estudos, pesquisas e reflexões proporcionada pelos programas de formação continuada, pode recriar o seu entendimento como professor, tornando-os assim, passível de mudança possibilitada pela troca de experiências, novas vivências e pesquisas, ampliando seu jeito de ver e pensar a sua prática. Este estudo visou analisar as contribuições da formação continuada dos professores de Educação Física dos Centros de Referencias da Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB e sua aproximação com o método colaborativo. Os sujeitos analisados foram o coordenador e 9 professores participantes do projeto e a coleta se deu através de entrevista semi-estruturada e análise documental. Os encontros entre professores e coordenação acontecem quinzenalmente e se estruturam em: apresentação, informes, relatos das experiências, compartilhamento de saberes e planejamento de atividades quinzenais. Segundo os professores entrevistados a estrutura de desenvolvimento da formação traz grandes contribuições como novos conhecimentos, troca de experiências, resolução de problemas, dentre outros. Isso mostra que a referida formação está intimamente relacionada ao método colaborativo, ou seja, ela contém muitos elementos inerentes a esse método." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, MÉTODO COLABORATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2766_31082017212656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUSANA DE JESUS SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "SUSANA" "autor_email" => "susanajs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36705 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 652 "inscrito_id" => 2766 "titulo" => "ELEMENTOS COLABORATIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "A formação continuada é parte integrante de uma boa atuação profissional, onde os professores necessitam de um tempo e ambiente propícios para se pensar e repensar o seu fazer cotidiano e o método colaborativo se torna elemento importante nesse contexto. Compreende-se que a formação continuada é relevante para a transformação do professor, no qual através de estudos, pesquisas e reflexões proporcionada pelos programas de formação continuada, pode recriar o seu entendimento como professor, tornando-os assim, passível de mudança possibilitada pela troca de experiências, novas vivências e pesquisas, ampliando seu jeito de ver e pensar a sua prática. Este estudo visou analisar as contribuições da formação continuada dos professores de Educação Física dos Centros de Referencias da Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB e sua aproximação com o método colaborativo. Os sujeitos analisados foram o coordenador e 9 professores participantes do projeto e a coleta se deu através de entrevista semi-estruturada e análise documental. Os encontros entre professores e coordenação acontecem quinzenalmente e se estruturam em: apresentação, informes, relatos das experiências, compartilhamento de saberes e planejamento de atividades quinzenais. Segundo os professores entrevistados a estrutura de desenvolvimento da formação traz grandes contribuições como novos conhecimentos, troca de experiências, resolução de problemas, dentre outros. Isso mostra que a referida formação está intimamente relacionada ao método colaborativo, ou seja, ela contém muitos elementos inerentes a esse método." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, MÉTODO COLABORATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2766_31082017212656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUSANA DE JESUS SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "SUSANA" "autor_email" => "susanajs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }