Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir sobre as tendências na pesquisa e abordagem sobre formação e trabalho docente no Brasil com o foco nos impasses teórico-metodológicos, continuidades e perspectivas, pois o mesmo é fruto das discussões dos seminários realizados sobre esta temática. Tendo como recorte inicial a abordagem dos modelos que orientam as práticas e políticas de formação docente no Brasil; com base no aporte teórico de Pereira (2014) discutindo da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social; Schön (2000) discorrendo sobre educando o profissional reflexivo e Schön (1995) formar professores como profissionais reflexivos; Gómez (1995) vai discorrer sobre o pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo; Giroux (1997) vai discorrer sobre os professores como intelectuais, rumo à pedagogia crítica da aprendizagem; Tardif(2002) que trata dos saberes docentes e formação profissional; Moraes(Org. 2003) faz compreender o movimento de dimensão prática de forma individual; Contreras(2002) vai discorrer sobre a autonomia dos professores;
O outro recorte tratará do estudo centrado na formação de professores e trabalho docente onde serão discutidos os textos de Enguita( 1991) que vai tratar da ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização; Hypolito(1999) vai discorrer sobre as questões do trabalho docente e profissionalização; Cunha (1999) vai acrescentar sobre a temática de profissionalização docente; Ozga; Lawn(1991) vão tratar da tese da proletarização; Jáen (1991) vai analisar a docência como trabalho; Oliveira (2004) que tratam da reestruturação do trabalho docente, precarização e flexibilização; os textos de Hypolito;Vieira; Pizzi (2009) que tratam da reestruturação curricular e auto-intensificação do trabalho docente; Apple(1995) trata do trabalho docente com ênfase nas relações de classe e gênero; Arroyo (2011) vai tratar da humanização na docência.