O principal objetivo desse artigo é analisar os trabalhos apresentados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2007 a 2015 e no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) no período de 2008 a 2016, em que são abordados temas relacionados ao ensino de Ciências que tem como referencial teórico Humberto Maturana. Apresentamos, assim, um levantamento de pesquisas publicadas nesses encontros científicos nacionais nos últimos dez anos. Foram consultados seis ENEBIOs e quatro ENPECs ; ao todo dez periódicos no campo da Educação em Ciências , tomando-se todos os números publicados entre 2007 e 2016.Pretende-se explicitar com a escolha do referencial de Maturana, uma nova visão que os pesquisadores estão desenvolvendo na educação; um ponto de visão ainda pouco explorado e tão rico de perspectivas. Pois para Maturana o genético apenas funda o que ele chama de humanizável, pois o ser humano só existe no social, num fenômeno de coexistência. E este social se funda no amor, ou para sair de possíveis chavões, consiste na abertura de espaço onde se veja o outro como legítimo outro, levando-se em conta o respeito e a cooperação. (MATURANA, 1997). A abordagem metodológica empregada na coleta e tratamento dos dados baseou-se em procedimentos usualmente utilizados em pesquisas do tipo “estado da arte”. Pretende-se contribuir, com o presente estudo, para a divulgação de dados já produzidos referentes ao Ensino de Ciências, indicando suas características e novas possibilidades ou demandas desse campo de estudo. Neste sentido, este trabalho teve por finalidade investigar as perspectivas relativas aos tipos de pesquisa que se encontram presentes na área de Ensino de Ciências, tomando por base reflexões teórico-metodológicas sobre pesquisa na área de Ensino de Ciências, que se basearam nos referenciais de Humberto Maturana. Ambiciona-se contribuir, com o presente estudo, para a divulgação de dados já produzidos referentes ao Ensino de Ciências, indicando suas características e novas possibilidades ou demandas desse campo de estudo.