Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM DO TEMA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB

Palavra-chaves: BIOLOGIA EVOLUTIVA, CONCEPÇÃO, DOCENTES Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35002
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2297
    "inscrito_id" => 5807
    "titulo" => "A ABORDAGEM DO TEMA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB"
    "resumo" => "O conteúdo de Evolução Biológica é um tema considerado como eixo central para todos os conteúdos presentes no ensino das Ciências Biológicas. Pois, o pensamento evolutivo é essencial para compreender a Biologia como um todo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a concepção dos professores de Ciências e Biologia a respeito da Evolução Biológica em escolas públicas estaduais localizadas no município de Areia-PB. Uma vez que, a falta de clareza desse tema pelos docentes pode vir a fornecer noções equivocadas entre os estudantes. Para a análise dos dados utilizou-se questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas, em que, problematização girou em torno da definição de Evolução Biológica, sua importância para o ensino, dificuldades enfrentadas ao trabalhar esse conteúdo e entre outros, se eles consideram a evolução como o eixo central dos assuntos da Biologia, em quais séries eles abordam esse tema, e quais os conteúdos que eles iniciam falando de evolução. Observou-se que todos os professores possuem uma noção do que é evolução biológica, porém a maioria citou que tem dificuldade de trabalhar esse tema devido o tabu enfrentado pela sociedade, entre as teorias do criacionismo e evolucionismo, e quando trabalha segue o livro didático para as series do 7º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.  Essa percepção leva a suposição que há a necessidade de se trabalhar evolução de forma clara e precisa, seja na formação dos licenciados em Ciências Biológicas ou ao lecionar esse conteúdo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA EVOLUTIVA, CONCEPÇÃO, DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5807_11092017202053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA PRICILLA JALES DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "PRICILLA JALES"
    "autor_email" => "pricilla.bbc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35002
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2297
    "inscrito_id" => 5807
    "titulo" => "A ABORDAGEM DO TEMA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB"
    "resumo" => "O conteúdo de Evolução Biológica é um tema considerado como eixo central para todos os conteúdos presentes no ensino das Ciências Biológicas. Pois, o pensamento evolutivo é essencial para compreender a Biologia como um todo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a concepção dos professores de Ciências e Biologia a respeito da Evolução Biológica em escolas públicas estaduais localizadas no município de Areia-PB. Uma vez que, a falta de clareza desse tema pelos docentes pode vir a fornecer noções equivocadas entre os estudantes. Para a análise dos dados utilizou-se questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas, em que, problematização girou em torno da definição de Evolução Biológica, sua importância para o ensino, dificuldades enfrentadas ao trabalhar esse conteúdo e entre outros, se eles consideram a evolução como o eixo central dos assuntos da Biologia, em quais séries eles abordam esse tema, e quais os conteúdos que eles iniciam falando de evolução. Observou-se que todos os professores possuem uma noção do que é evolução biológica, porém a maioria citou que tem dificuldade de trabalhar esse tema devido o tabu enfrentado pela sociedade, entre as teorias do criacionismo e evolucionismo, e quando trabalha segue o livro didático para as series do 7º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.  Essa percepção leva a suposição que há a necessidade de se trabalhar evolução de forma clara e precisa, seja na formação dos licenciados em Ciências Biológicas ou ao lecionar esse conteúdo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA EVOLUTIVA, CONCEPÇÃO, DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5807_11092017202053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA PRICILLA JALES DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "PRICILLA JALES"
    "autor_email" => "pricilla.bbc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O conteúdo de Evolução Biológica é um tema considerado como eixo central para todos os conteúdos presentes no ensino das Ciências Biológicas. Pois, o pensamento evolutivo é essencial para compreender a Biologia como um todo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a concepção dos professores de Ciências e Biologia a respeito da Evolução Biológica em escolas públicas estaduais localizadas no município de Areia-PB. Uma vez que, a falta de clareza desse tema pelos docentes pode vir a fornecer noções equivocadas entre os estudantes. Para a análise dos dados utilizou-se questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas, em que, problematização girou em torno da definição de Evolução Biológica, sua importância para o ensino, dificuldades enfrentadas ao trabalhar esse conteúdo e entre outros, se eles consideram a evolução como o eixo central dos assuntos da Biologia, em quais séries eles abordam esse tema, e quais os conteúdos que eles iniciam falando de evolução. Observou-se que todos os professores possuem uma noção do que é evolução biológica, porém a maioria citou que tem dificuldade de trabalhar esse tema devido o tabu enfrentado pela sociedade, entre as teorias do criacionismo e evolucionismo, e quando trabalha segue o livro didático para as series do 7º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Essa percepção leva a suposição que há a necessidade de se trabalhar evolução de forma clara e precisa, seja na formação dos licenciados em Ciências Biológicas ou ao lecionar esse conteúdo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.