Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA DE QUADRINHOS E A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR E CRÍTICO DO(NO) MUNDO.

Palavra-chaves: TIRINHAS, FORMAÇÃO DO LEITOR, LEITURA REFLEXIVA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35434
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1984
    "inscrito_id" => 1892
    "titulo" => "A LEITURA DE QUADRINHOS E A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR E CRÍTICO DO(NO) MUNDO."
    "resumo" => "A partir dos quadrinhos de Mafalda, elaborados por Joaquin Salvador Lavado Tejón, objetivamos no presente trabalho tecer considerações que focalizem na formação do leitor, a partir de uma concepção que o referido sujeito, para ser compreendido como proficiente, deve, além de desenvolver as capacidades elementares de leitura, produzir uma crítica do(no) mundo no qual está envolto. Por ser uma leitura curta e que problematiza questões do cotidiano de modo lúdico, mas reflexivo, muito encanta em abordagens no Ensino Fundamental, ao mesmo tempo que desenvolve, desde esse momento, a capacidade leitora e crítica a partir de temas que perpassam desde as inquietações do ser criança até discussões de ordem social, comportamental e política. Levando em conta que, de fato, é inquestionável o valor desse gênero, sendo recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) bem como é reconhecido como um instrumento de alfabetização. Assim associada a essas análises de cunho crítico e documental, buscamos enfocar em estratégias que viabilizem ainda mais o uso das tirinhas no ambiente escolar, precisamente nessa etapa de formação de crianças e adolescentes. A tirinha, igualmente as HQs, corresponde a uma sequência de quadrinhos, os quais, em geral, por meio de uma linguagem despretensiosa e carregada de humor, realizam uma crítica aos valores sociais, abordando temas da atualidade e por este motivo é um recurso valioso para ser usado em sala de aula. O uso da tirinha nas salas de aula do Ensino Fundamental corresponde a excelente mecanismo de inserção de textos em sala de aula e de efetivação de leitura por meio de uma abordagem crítica, dinâmica e que fixa a atenção do alunado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "TIRINHAS, FORMAÇÃO DO LEITOR, LEITURA REFLEXIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1892_11092017160201.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACYELLE DA ROCHA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JACYELLE COSTA"
    "autor_email" => "Jacyellec3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35434
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1984
    "inscrito_id" => 1892
    "titulo" => "A LEITURA DE QUADRINHOS E A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR E CRÍTICO DO(NO) MUNDO."
    "resumo" => "A partir dos quadrinhos de Mafalda, elaborados por Joaquin Salvador Lavado Tejón, objetivamos no presente trabalho tecer considerações que focalizem na formação do leitor, a partir de uma concepção que o referido sujeito, para ser compreendido como proficiente, deve, além de desenvolver as capacidades elementares de leitura, produzir uma crítica do(no) mundo no qual está envolto. Por ser uma leitura curta e que problematiza questões do cotidiano de modo lúdico, mas reflexivo, muito encanta em abordagens no Ensino Fundamental, ao mesmo tempo que desenvolve, desde esse momento, a capacidade leitora e crítica a partir de temas que perpassam desde as inquietações do ser criança até discussões de ordem social, comportamental e política. Levando em conta que, de fato, é inquestionável o valor desse gênero, sendo recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) bem como é reconhecido como um instrumento de alfabetização. Assim associada a essas análises de cunho crítico e documental, buscamos enfocar em estratégias que viabilizem ainda mais o uso das tirinhas no ambiente escolar, precisamente nessa etapa de formação de crianças e adolescentes. A tirinha, igualmente as HQs, corresponde a uma sequência de quadrinhos, os quais, em geral, por meio de uma linguagem despretensiosa e carregada de humor, realizam uma crítica aos valores sociais, abordando temas da atualidade e por este motivo é um recurso valioso para ser usado em sala de aula. O uso da tirinha nas salas de aula do Ensino Fundamental corresponde a excelente mecanismo de inserção de textos em sala de aula e de efetivação de leitura por meio de uma abordagem crítica, dinâmica e que fixa a atenção do alunado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "TIRINHAS, FORMAÇÃO DO LEITOR, LEITURA REFLEXIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1892_11092017160201.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACYELLE DA ROCHA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JACYELLE COSTA"
    "autor_email" => "Jacyellec3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A partir dos quadrinhos de Mafalda, elaborados por Joaquin Salvador Lavado Tejón, objetivamos no presente trabalho tecer considerações que focalizem na formação do leitor, a partir de uma concepção que o referido sujeito, para ser compreendido como proficiente, deve, além de desenvolver as capacidades elementares de leitura, produzir uma crítica do(no) mundo no qual está envolto. Por ser uma leitura curta e que problematiza questões do cotidiano de modo lúdico, mas reflexivo, muito encanta em abordagens no Ensino Fundamental, ao mesmo tempo que desenvolve, desde esse momento, a capacidade leitora e crítica a partir de temas que perpassam desde as inquietações do ser criança até discussões de ordem social, comportamental e política. Levando em conta que, de fato, é inquestionável o valor desse gênero, sendo recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) bem como é reconhecido como um instrumento de alfabetização. Assim associada a essas análises de cunho crítico e documental, buscamos enfocar em estratégias que viabilizem ainda mais o uso das tirinhas no ambiente escolar, precisamente nessa etapa de formação de crianças e adolescentes. A tirinha, igualmente as HQs, corresponde a uma sequência de quadrinhos, os quais, em geral, por meio de uma linguagem despretensiosa e carregada de humor, realizam uma crítica aos valores sociais, abordando temas da atualidade e por este motivo é um recurso valioso para ser usado em sala de aula. O uso da tirinha nas salas de aula do Ensino Fundamental corresponde a excelente mecanismo de inserção de textos em sala de aula e de efetivação de leitura por meio de uma abordagem crítica, dinâmica e que fixa a atenção do alunado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.