A LEITURA DE QUADRINHOS E A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR E CRÍTICO DO(NO) MUNDO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35434 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1984 "inscrito_id" => 1892 "titulo" => "A LEITURA DE QUADRINHOS E A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR E CRÍTICO DO(NO) MUNDO." "resumo" => "A partir dos quadrinhos de Mafalda, elaborados por Joaquin Salvador Lavado Tejón, objetivamos no presente trabalho tecer considerações que focalizem na formação do leitor, a partir de uma concepção que o referido sujeito, para ser compreendido como proficiente, deve, além de desenvolver as capacidades elementares de leitura, produzir uma crítica do(no) mundo no qual está envolto. Por ser uma leitura curta e que problematiza questões do cotidiano de modo lúdico, mas reflexivo, muito encanta em abordagens no Ensino Fundamental, ao mesmo tempo que desenvolve, desde esse momento, a capacidade leitora e crítica a partir de temas que perpassam desde as inquietações do ser criança até discussões de ordem social, comportamental e política. Levando em conta que, de fato, é inquestionável o valor desse gênero, sendo recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) bem como é reconhecido como um instrumento de alfabetização. Assim associada a essas análises de cunho crítico e documental, buscamos enfocar em estratégias que viabilizem ainda mais o uso das tirinhas no ambiente escolar, precisamente nessa etapa de formação de crianças e adolescentes. A tirinha, igualmente as HQs, corresponde a uma sequência de quadrinhos, os quais, em geral, por meio de uma linguagem despretensiosa e carregada de humor, realizam uma crítica aos valores sociais, abordando temas da atualidade e por este motivo é um recurso valioso para ser usado em sala de aula. O uso da tirinha nas salas de aula do Ensino Fundamental corresponde a excelente mecanismo de inserção de textos em sala de aula e de efetivação de leitura por meio de uma abordagem crítica, dinâmica e que fixa a atenção do alunado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TIRINHAS, FORMAÇÃO DO LEITOR, LEITURA REFLEXIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1892_11092017160201.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACYELLE DA ROCHA COSTA" "autor_nome_curto" => "JACYELLE COSTA" "autor_email" => "Jacyellec3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35434 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1984 "inscrito_id" => 1892 "titulo" => "A LEITURA DE QUADRINHOS E A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR E CRÍTICO DO(NO) MUNDO." "resumo" => "A partir dos quadrinhos de Mafalda, elaborados por Joaquin Salvador Lavado Tejón, objetivamos no presente trabalho tecer considerações que focalizem na formação do leitor, a partir de uma concepção que o referido sujeito, para ser compreendido como proficiente, deve, além de desenvolver as capacidades elementares de leitura, produzir uma crítica do(no) mundo no qual está envolto. Por ser uma leitura curta e que problematiza questões do cotidiano de modo lúdico, mas reflexivo, muito encanta em abordagens no Ensino Fundamental, ao mesmo tempo que desenvolve, desde esse momento, a capacidade leitora e crítica a partir de temas que perpassam desde as inquietações do ser criança até discussões de ordem social, comportamental e política. Levando em conta que, de fato, é inquestionável o valor desse gênero, sendo recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) bem como é reconhecido como um instrumento de alfabetização. Assim associada a essas análises de cunho crítico e documental, buscamos enfocar em estratégias que viabilizem ainda mais o uso das tirinhas no ambiente escolar, precisamente nessa etapa de formação de crianças e adolescentes. A tirinha, igualmente as HQs, corresponde a uma sequência de quadrinhos, os quais, em geral, por meio de uma linguagem despretensiosa e carregada de humor, realizam uma crítica aos valores sociais, abordando temas da atualidade e por este motivo é um recurso valioso para ser usado em sala de aula. O uso da tirinha nas salas de aula do Ensino Fundamental corresponde a excelente mecanismo de inserção de textos em sala de aula e de efetivação de leitura por meio de uma abordagem crítica, dinâmica e que fixa a atenção do alunado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TIRINHAS, FORMAÇÃO DO LEITOR, LEITURA REFLEXIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1892_11092017160201.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACYELLE DA ROCHA COSTA" "autor_nome_curto" => "JACYELLE COSTA" "autor_email" => "Jacyellec3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }