Resumo: O objetivo principal desse trabalho é apresentar a importância e as contribuições do estágio supervisionado no processo de formação docente, buscando compreender como este pode ser um elemento positivo na construção da relação universidade/escola. Busca-se também discutir as diversas questões voltadas para o estágio supervisionado, entre elas, está a relação teoria e prática na busca pela práxis pedagógica. Mostra os diversos problemas encontrados na universidade e os problemas existentes também no espaço educacional, enfatizando a importância do estagiário enquanto sujeito pesquisador na construção de sua própria identidade docente e de sujeito mediador no processo de ensino-aprendizagem. É uma pesquisa baseada em estágios já realizados, ou seja, são experiências vividas na prática, tendo como lócus de pesquisa e eixos norteadores as aulas e textos estudados na universidade e as aulas de regência e observações realizadas em diferentes escolas. Se trata também de uma pesquisa bibliográfica, por ser uma pesquisa que necessita de autores que abordem a temática, sendo assim, este trabalho também se constitui de um ponta pé inicial para que outros trabalhos venham a surgir nessa mesma perspectiva, trazendo contribuições para a comunidade acadêmica e também para a comunidade escolar. O estágio supervisionado é fundamental para o entendimento das dicotomias e similaridades existentes no ensino, a pesquisa nos faz chegar a resultados que precisam ser estudados e possivelmente esses resultados a partir das experiências, podem fazer parte das nossas práticas educativas enquanto educadores em formação, se tornando um auxílio para enfrentarmos os desafios da nossa profissão e da nossa educação brasileira.