Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: DA TEORIA À PRÁTICA.

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁXIS PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35347
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3736
    "inscrito_id" => 5064
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: DA TEORIA À PRÁTICA."
    "resumo" => "Resumo: O objetivo principal desse trabalho é apresentar a importância e as contribuições do estágio supervisionado no processo de formação docente, buscando compreender como este pode ser um elemento positivo na construção da relação universidade/escola. Busca-se também discutir as diversas questões voltadas para o estágio supervisionado, entre elas, está a relação teoria e prática na busca pela práxis pedagógica. Mostra os diversos problemas encontrados na universidade e os problemas existentes também no espaço educacional, enfatizando a importância do estagiário enquanto sujeito pesquisador na construção de sua própria identidade docente e de sujeito mediador no processo de ensino-aprendizagem. É uma pesquisa baseada em estágios já realizados, ou seja, são experiências vividas na prática, tendo como lócus de pesquisa e eixos norteadores as aulas e textos estudados na universidade e as aulas de regência e observações realizadas em diferentes escolas. Se trata também de uma pesquisa bibliográfica, por ser uma pesquisa que necessita de autores que abordem a temática, sendo assim, este trabalho também se constitui de um ponta pé inicial para que outros trabalhos venham a surgir nessa mesma perspectiva, trazendo contribuições para a comunidade acadêmica e também para a comunidade escolar. O estágio supervisionado é fundamental para o entendimento das dicotomias e similaridades existentes no ensino, a pesquisa nos faz chegar a resultados que precisam ser estudados e possivelmente esses resultados a partir das experiências, podem fazer parte das nossas práticas educativas enquanto educadores em formação, se tornando um auxílio para enfrentarmos os desafios da nossa profissão e da nossa educação brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁXIS PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5064_15102017205643.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE PEREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE SANTOS"
    "autor_email" => "felipegeoufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35347
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3736
    "inscrito_id" => 5064
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: DA TEORIA À PRÁTICA."
    "resumo" => "Resumo: O objetivo principal desse trabalho é apresentar a importância e as contribuições do estágio supervisionado no processo de formação docente, buscando compreender como este pode ser um elemento positivo na construção da relação universidade/escola. Busca-se também discutir as diversas questões voltadas para o estágio supervisionado, entre elas, está a relação teoria e prática na busca pela práxis pedagógica. Mostra os diversos problemas encontrados na universidade e os problemas existentes também no espaço educacional, enfatizando a importância do estagiário enquanto sujeito pesquisador na construção de sua própria identidade docente e de sujeito mediador no processo de ensino-aprendizagem. É uma pesquisa baseada em estágios já realizados, ou seja, são experiências vividas na prática, tendo como lócus de pesquisa e eixos norteadores as aulas e textos estudados na universidade e as aulas de regência e observações realizadas em diferentes escolas. Se trata também de uma pesquisa bibliográfica, por ser uma pesquisa que necessita de autores que abordem a temática, sendo assim, este trabalho também se constitui de um ponta pé inicial para que outros trabalhos venham a surgir nessa mesma perspectiva, trazendo contribuições para a comunidade acadêmica e também para a comunidade escolar. O estágio supervisionado é fundamental para o entendimento das dicotomias e similaridades existentes no ensino, a pesquisa nos faz chegar a resultados que precisam ser estudados e possivelmente esses resultados a partir das experiências, podem fazer parte das nossas práticas educativas enquanto educadores em formação, se tornando um auxílio para enfrentarmos os desafios da nossa profissão e da nossa educação brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁXIS PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5064_15102017205643.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE PEREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE SANTOS"
    "autor_email" => "felipegeoufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O objetivo principal desse trabalho é apresentar a importância e as contribuições do estágio supervisionado no processo de formação docente, buscando compreender como este pode ser um elemento positivo na construção da relação universidade/escola. Busca-se também discutir as diversas questões voltadas para o estágio supervisionado, entre elas, está a relação teoria e prática na busca pela práxis pedagógica. Mostra os diversos problemas encontrados na universidade e os problemas existentes também no espaço educacional, enfatizando a importância do estagiário enquanto sujeito pesquisador na construção de sua própria identidade docente e de sujeito mediador no processo de ensino-aprendizagem. É uma pesquisa baseada em estágios já realizados, ou seja, são experiências vividas na prática, tendo como lócus de pesquisa e eixos norteadores as aulas e textos estudados na universidade e as aulas de regência e observações realizadas em diferentes escolas. Se trata também de uma pesquisa bibliográfica, por ser uma pesquisa que necessita de autores que abordem a temática, sendo assim, este trabalho também se constitui de um ponta pé inicial para que outros trabalhos venham a surgir nessa mesma perspectiva, trazendo contribuições para a comunidade acadêmica e também para a comunidade escolar. O estágio supervisionado é fundamental para o entendimento das dicotomias e similaridades existentes no ensino, a pesquisa nos faz chegar a resultados que precisam ser estudados e possivelmente esses resultados a partir das experiências, podem fazer parte das nossas práticas educativas enquanto educadores em formação, se tornando um auxílio para enfrentarmos os desafios da nossa profissão e da nossa educação brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.