TEMÁTICA INDÍGENA E A LEI 11.645/08: UM ESTUDO DE ANÁLISE DAS PROPOSTAS CURRICULARES DA SME/RJ
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38666 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1122 "inscrito_id" => 3214 "titulo" => "TEMÁTICA INDÍGENA E A LEI 11.645/08: UM ESTUDO DE ANÁLISE DAS PROPOSTAS CURRICULARES DA SME/RJ" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo geral analisar, nas propostas curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) como vêm sendo apresentadas as discussões sobre culturas indígenas em consonância com a Lei 11.645/08. Esta que é uma conquista de luta política que estabelece a obrigatoriedade do ensino das temáticas “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Públicos e privados e altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96). Sendo relevante citar que no ano de 2003 a cultura afro-brasileira já era obrigatória com a Lei nº 10.639/03, somente no ano de 2008 com o decreto municipal nº 29.073/08 que se une a temática indígena. Manifestando-se como forma de resgate e valorização dessas culturas, tendo como intenção a construção de uma sociedade mais democrática e consciente das diferenças culturais do país. Para essa discussão me pauto em autores pós-coloniais que me possibilitam pensar temáticas como cultura, currículo e identidade atentando para a “centralidade da cultura” nas discussões contemporâneas. Dialogando com a concepção de “currículo como arena de produção cultural”, visto que entende o espaço escolar como lugar rodeado por produções culturais, onde o diálogo entre diferentes promove a troca de sentidos, interpretações. Trago ainda a compreensão da Lei como proposta curricular e o espaço escolar enquanto local privilegiado para reconhecer e respeitar as diferentes manifestações, a partir de uma perspectiva crítica e atenta para que não se incorra no risco de reforçar “ideias equivocadas” em relação às culturas indígenas. Busco reforçar a importância de valorizar e reconhecer as diferenças culturais presente no espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "LEI 11.645/08, TEMÁTICA INDÍGENA, PROPOSTAS CURRICULARES DA SME/RJ, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3214_09092017021835.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA NEVES LOPES" "autor_nome_curto" => "CAROLINA LOPES" "autor_email" => "carolinalopes.uerj@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38666 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1122 "inscrito_id" => 3214 "titulo" => "TEMÁTICA INDÍGENA E A LEI 11.645/08: UM ESTUDO DE ANÁLISE DAS PROPOSTAS CURRICULARES DA SME/RJ" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo geral analisar, nas propostas curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) como vêm sendo apresentadas as discussões sobre culturas indígenas em consonância com a Lei 11.645/08. Esta que é uma conquista de luta política que estabelece a obrigatoriedade do ensino das temáticas “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Públicos e privados e altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96). Sendo relevante citar que no ano de 2003 a cultura afro-brasileira já era obrigatória com a Lei nº 10.639/03, somente no ano de 2008 com o decreto municipal nº 29.073/08 que se une a temática indígena. Manifestando-se como forma de resgate e valorização dessas culturas, tendo como intenção a construção de uma sociedade mais democrática e consciente das diferenças culturais do país. Para essa discussão me pauto em autores pós-coloniais que me possibilitam pensar temáticas como cultura, currículo e identidade atentando para a “centralidade da cultura” nas discussões contemporâneas. Dialogando com a concepção de “currículo como arena de produção cultural”, visto que entende o espaço escolar como lugar rodeado por produções culturais, onde o diálogo entre diferentes promove a troca de sentidos, interpretações. Trago ainda a compreensão da Lei como proposta curricular e o espaço escolar enquanto local privilegiado para reconhecer e respeitar as diferentes manifestações, a partir de uma perspectiva crítica e atenta para que não se incorra no risco de reforçar “ideias equivocadas” em relação às culturas indígenas. Busco reforçar a importância de valorizar e reconhecer as diferenças culturais presente no espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "LEI 11.645/08, TEMÁTICA INDÍGENA, PROPOSTAS CURRICULARES DA SME/RJ, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3214_09092017021835.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA NEVES LOPES" "autor_nome_curto" => "CAROLINA LOPES" "autor_email" => "carolinalopes.uerj@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }