Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SOCIEDADE DOS EXCLUÍDOS E OS DESAFIOS DE SUPERAÇÃO DA EXCLUSÃO EM CASAS DE ACOLHIMENTO

Palavra-chaves: CASA DE ACOLHIMENTO, EXCLUSÃO, DESAFIOS DE SUPERAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35613
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3632
    "inscrito_id" => 2513
    "titulo" => "A SOCIEDADE DOS EXCLUÍDOS E OS DESAFIOS DE SUPERAÇÃO DA EXCLUSÃO EM CASAS DE ACOLHIMENTO"
    "resumo" => "O presente trabalho propõe refletir sobre a experiência vivenciada no Programa de Educação Tutorial - PET/ Conexões de Saberes - Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, tendo como campo de atuação a mediação educacional com adolescentes residentes em casas de acolhimento. Vimos aqui ampliar o diálogo sobre o sentido de acolhimento realizado nas casas, porque entendemos que, ter onde morar nem sempre significa inclusão e participação. Neste caso, observamos que a retirada desses adolescentes de suas famílias em situação de vulnerabilidade, pelo risco que correm, seja por influencia das drogas, por maus tratos ou por violência física ou sexual, nem sempre significa dizer que estarão seguros, e livres de tais problemas. As relações afetivas são diretamente atingidas, causando problemas e transtornos, que algumas vezes são até irreversíveis. Para o desenvolvimento deste artigo, utilizamos como fonte de pesquisa alguns autores referenciais, que discutem a realidade de exclusão nas casas de acolhimento como também o desempenho escolar de crianças e adolescentes, é uma pesquisa de cunho bibliográfica e descritiva. Com o objetivo de trazer uma reflexão a cerca das dificuldades vivenciadas por esses adolescentes nas casas de acolhimento, que em seu perfil se apresentam como acolhedoras de crianças e adolescentes, mas que, em alguns casos, podem agravar a exclusão que já vivenciam estes sujeitos. As dificuldades escolares acentuam-se, pela falta de participação e relação entre escola e família. As emoções tornam-se conturbadas, as festas e comemorações escolares, é um tormento algumas vezes, quando não se tem o resultado esperado de correspondência da família. As políticas públicas realizadas com as famílias em vulnerabilidade precisam ser revistas. Os funcionários das casas de acolhimento precisam ser profissionais melhor qualificados, é necessário incluir pedagogos em sua gama de profissionais que lhe dão com esses adolescentes, para auxilia-los pedagogicamente em suas dificuldades educacionais. Precisamos repensar o modelo de acolhimento, para que ao invés de acolher e cuidar, não excluir e reprimir."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "CASA DE ACOLHIMENTO, EXCLUSÃO, DESAFIOS DE SUPERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID2513_14102017231136.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIONE OLIVEIRA DE SOUZA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "DIONE LIRA"
    "autor_email" => "adrianoedione69@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35613
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3632
    "inscrito_id" => 2513
    "titulo" => "A SOCIEDADE DOS EXCLUÍDOS E OS DESAFIOS DE SUPERAÇÃO DA EXCLUSÃO EM CASAS DE ACOLHIMENTO"
    "resumo" => "O presente trabalho propõe refletir sobre a experiência vivenciada no Programa de Educação Tutorial - PET/ Conexões de Saberes - Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, tendo como campo de atuação a mediação educacional com adolescentes residentes em casas de acolhimento. Vimos aqui ampliar o diálogo sobre o sentido de acolhimento realizado nas casas, porque entendemos que, ter onde morar nem sempre significa inclusão e participação. Neste caso, observamos que a retirada desses adolescentes de suas famílias em situação de vulnerabilidade, pelo risco que correm, seja por influencia das drogas, por maus tratos ou por violência física ou sexual, nem sempre significa dizer que estarão seguros, e livres de tais problemas. As relações afetivas são diretamente atingidas, causando problemas e transtornos, que algumas vezes são até irreversíveis. Para o desenvolvimento deste artigo, utilizamos como fonte de pesquisa alguns autores referenciais, que discutem a realidade de exclusão nas casas de acolhimento como também o desempenho escolar de crianças e adolescentes, é uma pesquisa de cunho bibliográfica e descritiva. Com o objetivo de trazer uma reflexão a cerca das dificuldades vivenciadas por esses adolescentes nas casas de acolhimento, que em seu perfil se apresentam como acolhedoras de crianças e adolescentes, mas que, em alguns casos, podem agravar a exclusão que já vivenciam estes sujeitos. As dificuldades escolares acentuam-se, pela falta de participação e relação entre escola e família. As emoções tornam-se conturbadas, as festas e comemorações escolares, é um tormento algumas vezes, quando não se tem o resultado esperado de correspondência da família. As políticas públicas realizadas com as famílias em vulnerabilidade precisam ser revistas. Os funcionários das casas de acolhimento precisam ser profissionais melhor qualificados, é necessário incluir pedagogos em sua gama de profissionais que lhe dão com esses adolescentes, para auxilia-los pedagogicamente em suas dificuldades educacionais. Precisamos repensar o modelo de acolhimento, para que ao invés de acolher e cuidar, não excluir e reprimir."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "CASA DE ACOLHIMENTO, EXCLUSÃO, DESAFIOS DE SUPERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID2513_14102017231136.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIONE OLIVEIRA DE SOUZA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "DIONE LIRA"
    "autor_email" => "adrianoedione69@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho propõe refletir sobre a experiência vivenciada no Programa de Educação Tutorial - PET/ Conexões de Saberes - Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, tendo como campo de atuação a mediação educacional com adolescentes residentes em casas de acolhimento. Vimos aqui ampliar o diálogo sobre o sentido de acolhimento realizado nas casas, porque entendemos que, ter onde morar nem sempre significa inclusão e participação. Neste caso, observamos que a retirada desses adolescentes de suas famílias em situação de vulnerabilidade, pelo risco que correm, seja por influencia das drogas, por maus tratos ou por violência física ou sexual, nem sempre significa dizer que estarão seguros, e livres de tais problemas. As relações afetivas são diretamente atingidas, causando problemas e transtornos, que algumas vezes são até irreversíveis. Para o desenvolvimento deste artigo, utilizamos como fonte de pesquisa alguns autores referenciais, que discutem a realidade de exclusão nas casas de acolhimento como também o desempenho escolar de crianças e adolescentes, é uma pesquisa de cunho bibliográfica e descritiva. Com o objetivo de trazer uma reflexão a cerca das dificuldades vivenciadas por esses adolescentes nas casas de acolhimento, que em seu perfil se apresentam como acolhedoras de crianças e adolescentes, mas que, em alguns casos, podem agravar a exclusão que já vivenciam estes sujeitos. As dificuldades escolares acentuam-se, pela falta de participação e relação entre escola e família. As emoções tornam-se conturbadas, as festas e comemorações escolares, é um tormento algumas vezes, quando não se tem o resultado esperado de correspondência da família. As políticas públicas realizadas com as famílias em vulnerabilidade precisam ser revistas. Os funcionários das casas de acolhimento precisam ser profissionais melhor qualificados, é necessário incluir pedagogos em sua gama de profissionais que lhe dão com esses adolescentes, para auxilia-los pedagogicamente em suas dificuldades educacionais. Precisamos repensar o modelo de acolhimento, para que ao invés de acolher e cuidar, não excluir e reprimir.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.