O ENSINO DE QUÍMICA:UMA ANÁLISE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37695 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4034 "inscrito_id" => 1916 "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA:UMA ANÁLISE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O ensino de química, é de grande importância para a formação de cidadãos, ou seja, faz com que os discentes desenvolva um conhecimentos científicos e investigativos, utilizando esse aprendizado no seu dia-a-dia. Por esse motivo as aulas de química devem ser trabalhada de forma contextualizada com o ambiente no qual o discente está inserido, de forma que motivem os alunos para um melhor processo de aprendizagem. Foi desenvolvida uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Jacob Guilherme Frantz, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe-PB. Onde foram entrevistados 42 alunos das três séries do ensino médio e 2 professores de química. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender quais são as dificuldades encontradas pelos discentes em aprender a química, e se os professores desenvolvem aulas práticas. De posse dos resultados, podemos perceber que 52% dos alunos responderam que a metodologia utilizada pelo professor não é eficaz ou seja a maior parte dos alunos encontra-se insatisfeitos com os métodos abordados pelo professor nas aulas. Pode-se observa que os professores foram unanimes em afirmar que por não haver laboratório na escola, essas aulas práticas não podem ser realizadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULAS DE QUÍMICA, PROFESSORES, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1916_16102017161233.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERYCA VANESSA GONÇALVES DANTAS" "autor_nome_curto" => "ERYCA DANTAS" "autor_email" => "erycavanessagd@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37695 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4034 "inscrito_id" => 1916 "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA:UMA ANÁLISE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O ensino de química, é de grande importância para a formação de cidadãos, ou seja, faz com que os discentes desenvolva um conhecimentos científicos e investigativos, utilizando esse aprendizado no seu dia-a-dia. Por esse motivo as aulas de química devem ser trabalhada de forma contextualizada com o ambiente no qual o discente está inserido, de forma que motivem os alunos para um melhor processo de aprendizagem. Foi desenvolvida uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Jacob Guilherme Frantz, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe-PB. Onde foram entrevistados 42 alunos das três séries do ensino médio e 2 professores de química. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender quais são as dificuldades encontradas pelos discentes em aprender a química, e se os professores desenvolvem aulas práticas. De posse dos resultados, podemos perceber que 52% dos alunos responderam que a metodologia utilizada pelo professor não é eficaz ou seja a maior parte dos alunos encontra-se insatisfeitos com os métodos abordados pelo professor nas aulas. Pode-se observa que os professores foram unanimes em afirmar que por não haver laboratório na escola, essas aulas práticas não podem ser realizadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULAS DE QUÍMICA, PROFESSORES, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1916_16102017161233.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERYCA VANESSA GONÇALVES DANTAS" "autor_nome_curto" => "ERYCA DANTAS" "autor_email" => "erycavanessagd@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }