A LITERATURA E SUA RELAÇÃO COM MACHADO DE ASSIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35452 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2115 "inscrito_id" => 1461 "titulo" => "A LITERATURA E SUA RELAÇÃO COM MACHADO DE ASSIS" "resumo" => "A proposta deste trabalho é relacionar a literatura com Machado de Assis, partindo da necessidade de trabalhar a literatura brasileira na sala de aula como algo social, apresentando características analisadas de maneira eficaz a discussão social e literária. Para isso iremos analisar o conto “A Cartomante” do referido autor, a fim de despertar o posicionamento crítico dos educandos e aprimorar a competência comunicativa dos mesmos. Como objeto principal deste trabalho será mostrar a relação existente entre o livro Por que ler os clássicos, de Ítalo Calvino (1993), Literatura e resistência, Alfredo Bosi (2002), juntamente com a obra de Machado de Assis tendo como foco principal o conto já citado. A baixa qualidade do ensino de literatura no Brasil ou até mesmo a ausência dessa disciplina muitas vezes por parte das escolas publicas, se deve a vários fatores conservadores presentes no sistema educacional brasileiro e na sociedade do nosso país. Geralmente, é apenas no ensino médio que os alunos conseguem ter acesso à literatura e mesmo assim eles não pegam a obra completa e sim apenas textos fragmentados, pois o foco é apenas nos principais aspectos da obra e quais os movimentos, para eles prestarem vestibulares. A metodologia, além da bibliográfica, também será feita uma pesquisa qualitativa, mesmo que ainda não tenha sido aplicada esperamos que futuramente os alunos sintam prazer ao ler os clássicos e não tenham mais essa tarefa como enfadonha ou desnecessária. Como resultado final dessa pesquisa esperamos que o ensino da literatura, incluindo aqui os clássicos machadianos, não sejam mais tomados como mero complemento na grade curricular, mas que venha a ampliar a visão do aluno-leitor, levando os futuros leitores a uma maneira mais eficaz de se ler e compreender o que Joaquim Maria Machado de Assis tem para nos oferecer. Pois ele foi um mestre da língua e o maior escritor do país." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ÍTALO CALVINO, ALFREDO BOSI, MACHADO DE ASSIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID1461_11092017173034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERIDIANA ALÍPIO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VERIDIANA" "autor_email" => "verinhaalipio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35452 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2115 "inscrito_id" => 1461 "titulo" => "A LITERATURA E SUA RELAÇÃO COM MACHADO DE ASSIS" "resumo" => "A proposta deste trabalho é relacionar a literatura com Machado de Assis, partindo da necessidade de trabalhar a literatura brasileira na sala de aula como algo social, apresentando características analisadas de maneira eficaz a discussão social e literária. Para isso iremos analisar o conto “A Cartomante” do referido autor, a fim de despertar o posicionamento crítico dos educandos e aprimorar a competência comunicativa dos mesmos. Como objeto principal deste trabalho será mostrar a relação existente entre o livro Por que ler os clássicos, de Ítalo Calvino (1993), Literatura e resistência, Alfredo Bosi (2002), juntamente com a obra de Machado de Assis tendo como foco principal o conto já citado. A baixa qualidade do ensino de literatura no Brasil ou até mesmo a ausência dessa disciplina muitas vezes por parte das escolas publicas, se deve a vários fatores conservadores presentes no sistema educacional brasileiro e na sociedade do nosso país. Geralmente, é apenas no ensino médio que os alunos conseguem ter acesso à literatura e mesmo assim eles não pegam a obra completa e sim apenas textos fragmentados, pois o foco é apenas nos principais aspectos da obra e quais os movimentos, para eles prestarem vestibulares. A metodologia, além da bibliográfica, também será feita uma pesquisa qualitativa, mesmo que ainda não tenha sido aplicada esperamos que futuramente os alunos sintam prazer ao ler os clássicos e não tenham mais essa tarefa como enfadonha ou desnecessária. Como resultado final dessa pesquisa esperamos que o ensino da literatura, incluindo aqui os clássicos machadianos, não sejam mais tomados como mero complemento na grade curricular, mas que venha a ampliar a visão do aluno-leitor, levando os futuros leitores a uma maneira mais eficaz de se ler e compreender o que Joaquim Maria Machado de Assis tem para nos oferecer. Pois ele foi um mestre da língua e o maior escritor do país." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ÍTALO CALVINO, ALFREDO BOSI, MACHADO DE ASSIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID1461_11092017173034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERIDIANA ALÍPIO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VERIDIANA" "autor_email" => "verinhaalipio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }