Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS OFICINAS EDUCATIVAS ENQUANTO METODOLOGIA EDUCACIONAL

Palavra-chaves: OFICINAS EDUCATIVAS, METODOLOGIA, PROCESSOS DE APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35945
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2048
    "inscrito_id" => 7223
    "titulo" => "AS OFICINAS EDUCATIVAS ENQUANTO METODOLOGIA EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Trata-se de uma revisão de literatura que tem por objetivo apresentar a contribuição das oficinas educativas/pedagógicas ao processo de aprendizagem. No contexto educativo, as oficinas são atividades de caráter lúdico e pedagógico, que visam desenvolver competências relacionadas às temáticas ligadas ao processo de aprendizagem escolar, através da experimentação e da expressão artística. Toda oficina de atividades educacionais necessita promover a investigação, a ação, a reflexão, combinar o trabalho individual e a tarefa socializada e garantir a unidade entre a teoria e a prática. O pensar, o sentir e o agir são elementos permanentes numa oficina pedagógica. As práticas educativas desenvolvidas através de oficinas são formas de conceber a educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive, as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. As oficinas pedagógicas, na atualidade, são vistas como uma forma de facilitar a atividade, a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de trocar informações, enfim, de construir conhecimento. Enquanto espaços coletivos, elas também proporcionam a participação e o envolvimento total da comunidade escolar em temas de seu interesse. Por essa razão, não são um fim em si mesmas, mas parte de um conjunto de atividades destinadas à efetivação de ações voltadas para melhorar o desempenho escolar no processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que por constituírem espaços de procura espontânea, de curta duração, de natureza interdisciplinar e por tratarem de questões pontuais de forma prática, as oficinas pedagógicas são consideradas ambientes em que o saber não se constitui apenas no resultado final do processo de aprendizagem, mas também no processo de construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "OFICINAS EDUCATIVAS, METODOLOGIA, PROCESSOS DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7223_11092017164955.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA CHAVES CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA CHAVES"
    "autor_email" => "renaatachaves97@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35945
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2048
    "inscrito_id" => 7223
    "titulo" => "AS OFICINAS EDUCATIVAS ENQUANTO METODOLOGIA EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Trata-se de uma revisão de literatura que tem por objetivo apresentar a contribuição das oficinas educativas/pedagógicas ao processo de aprendizagem. No contexto educativo, as oficinas são atividades de caráter lúdico e pedagógico, que visam desenvolver competências relacionadas às temáticas ligadas ao processo de aprendizagem escolar, através da experimentação e da expressão artística. Toda oficina de atividades educacionais necessita promover a investigação, a ação, a reflexão, combinar o trabalho individual e a tarefa socializada e garantir a unidade entre a teoria e a prática. O pensar, o sentir e o agir são elementos permanentes numa oficina pedagógica. As práticas educativas desenvolvidas através de oficinas são formas de conceber a educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive, as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. As oficinas pedagógicas, na atualidade, são vistas como uma forma de facilitar a atividade, a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de trocar informações, enfim, de construir conhecimento. Enquanto espaços coletivos, elas também proporcionam a participação e o envolvimento total da comunidade escolar em temas de seu interesse. Por essa razão, não são um fim em si mesmas, mas parte de um conjunto de atividades destinadas à efetivação de ações voltadas para melhorar o desempenho escolar no processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que por constituírem espaços de procura espontânea, de curta duração, de natureza interdisciplinar e por tratarem de questões pontuais de forma prática, as oficinas pedagógicas são consideradas ambientes em que o saber não se constitui apenas no resultado final do processo de aprendizagem, mas também no processo de construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "OFICINAS EDUCATIVAS, METODOLOGIA, PROCESSOS DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7223_11092017164955.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA CHAVES CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA CHAVES"
    "autor_email" => "renaatachaves97@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Trata-se de uma revisão de literatura que tem por objetivo apresentar a contribuição das oficinas educativas/pedagógicas ao processo de aprendizagem. No contexto educativo, as oficinas são atividades de caráter lúdico e pedagógico, que visam desenvolver competências relacionadas às temáticas ligadas ao processo de aprendizagem escolar, através da experimentação e da expressão artística. Toda oficina de atividades educacionais necessita promover a investigação, a ação, a reflexão, combinar o trabalho individual e a tarefa socializada e garantir a unidade entre a teoria e a prática. O pensar, o sentir e o agir são elementos permanentes numa oficina pedagógica. As práticas educativas desenvolvidas através de oficinas são formas de conceber a educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive, as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. As oficinas pedagógicas, na atualidade, são vistas como uma forma de facilitar a atividade, a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de trocar informações, enfim, de construir conhecimento. Enquanto espaços coletivos, elas também proporcionam a participação e o envolvimento total da comunidade escolar em temas de seu interesse. Por essa razão, não são um fim em si mesmas, mas parte de um conjunto de atividades destinadas à efetivação de ações voltadas para melhorar o desempenho escolar no processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que por constituírem espaços de procura espontânea, de curta duração, de natureza interdisciplinar e por tratarem de questões pontuais de forma prática, as oficinas pedagógicas são consideradas ambientes em que o saber não se constitui apenas no resultado final do processo de aprendizagem, mas também no processo de construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.