CARDOSO, Renata Chaves et al.. As oficinas educativas enquanto metodologia educacional. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35945>. Acesso em: 23/12/2024 01:41
Trata-se de uma revisão de literatura que tem por objetivo apresentar a contribuição das oficinas educativas/pedagógicas ao processo de aprendizagem. No contexto educativo, as oficinas são atividades de caráter lúdico e pedagógico, que visam desenvolver competências relacionadas às temáticas ligadas ao processo de aprendizagem escolar, através da experimentação e da expressão artística. Toda oficina de atividades educacionais necessita promover a investigação, a ação, a reflexão, combinar o trabalho individual e a tarefa socializada e garantir a unidade entre a teoria e a prática. O pensar, o sentir e o agir são elementos permanentes numa oficina pedagógica. As práticas educativas desenvolvidas através de oficinas são formas de conceber a educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive, as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. As oficinas pedagógicas, na atualidade, são vistas como uma forma de facilitar a atividade, a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de trocar informações, enfim, de construir conhecimento. Enquanto espaços coletivos, elas também proporcionam a participação e o envolvimento total da comunidade escolar em temas de seu interesse. Por essa razão, não são um fim em si mesmas, mas parte de um conjunto de atividades destinadas à efetivação de ações voltadas para melhorar o desempenho escolar no processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que por constituírem espaços de procura espontânea, de curta duração, de natureza interdisciplinar e por tratarem de questões pontuais de forma prática, as oficinas pedagógicas são consideradas ambientes em que o saber não se constitui apenas no resultado final do processo de aprendizagem, mas também no processo de construção do conhecimento.