Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROBÓTICA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO BÁSICA, ROBÓTICA, ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Com o intuito de mostrar a importância da robótica no contexto da educação básica foi desenvolvido o projeto por alunos do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA) dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Ambiental. A educação básica corresponde aos primeiros anos de educação escolar, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A robótica por sua vez é uma área de pesquisa que mostra o desenvolvimento de robôs para de algum modo ajudar o homem em tarefas complexas ou repetitivas. Sendo, portanto, uma área que agrega a interdisciplinaridade. Tendo em vista a quantidade de informações, e a afirmativa que somos seres pensantes e racionais concluímos que é possível estabelecer relações, inter-relações, construir novos conceitos e reconstruí-los. Essa capacidade de aprender chama a atenção de diversos cientistas que procuram atribuir essa capacidade a maquinas, de modo que elas possam auxiliar o homem em determinadas situações. O processo de ensino-aprendizagem inclui sempre aquele que aprende aquele que ensina e a relação entre essas pessoas, portanto, deve ser inserida no processo de aprendizagem dos alunos desde a educação infantil a interação com itens robóticos uma vez que esse convívio leva inúmeros benefícios tanto para quem aprende quanto para quem ensina. Visando esta relação da robótica com o processo de aprendizagem foi desenvolvido um protótipo de um robô em forma de um navio cargueiro, um robô de baixo custo com várias funcionalidades, entre elas está à aplicação do calculo como um beneficio de segurança posto que o sensor ultrassónico instalado no robô detecte obstáculos e calcula a distancia desse evitando posteriores acidentes.

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