Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 211
LIXO NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA NA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: LIXO, EDUCAÇAO AMBIENTAL, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho objetiva registrar uma experiência realizada através das formas de disposição do destino sobre os diversos tipos de lixo gerado em uma comunidade escolar e o seu reaproveitamento. Experiência esta, realizada através de atividades práticas em Educação Ambiental com os estudantes da Sala de Recursos Multifuncional da Escola Municipal Cônego Joaquim de Assis Ferreira na cidade de Malta-PB, alunos estes do atendimento Educacional Especializado, onde foi desenvolvido um projeto sobre o Lixo no Ambiente Escolar com enfoque na educação ambiental. O mesmo contemplou ações na comunidade escolar que visam o aprimoramento de questões importantes na busca por uma instituição futuramente sustentável. Desta forma, os participantes tiveram acesso a informações sobre o tipo de lixo produzido, destino final, cuidados no manuseio do mesmo e ao meio ambiente. A atividade se inclui no Projeto de Intervenção Pedagógica Educação Ambiental na Escola. Foi proporcionado ao alunado do Atendimento Educacional Especializado (AEE) através de práticas em EA, a importância do manejo adequado do lixo, e sua importância para a preservação do meio ambiente, envolvendo direta e indiretamente as pessoas de forma dinâmica e inovadora como uma ferramenta de aprendizagem e inclusão da EA no trabalho com as crianças e jovens atendidas no AEE que participa de atividades propostas pelo projeto. Portanto, torna-se uma condição viável conciliar o desenvolvimento com a proteção do Meio Ambiente e o tema lixo que foi trabalhado com essa finalidade; buscando assim esclarecer a causa fundamental do problema na escola; com essa ação mudou-se hábitos existentes não sustentáveis de produção e consumo na comunidade escolar objeto de estudo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.