Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONTEÚDO DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, DANÇA Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37589
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3957
    "inscrito_id" => 8182
    "titulo" => "O CONTEÚDO DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL"
    "resumo" => "Através deste temos como objetivo relatar vivências de bolsistas do PIBID em turmas de pré I e II e 1º e 2º ano de uma escola municipal da cidade de Campina Grande. As experiências foram pautadas na utilização do conteúdo dança que foi norteadora das metodologias aplicadas. Neste contexto a dança foi inserida na escola com o compromisso de ampliar as vivências dos alunos proporcionando uma linguagem critico e reflexiva capaz de transformar a criatividade dos discentes, desconstruindo assim os preconceitos inerentes ao conteúdo no ambiente escolar. Nossas ações foram desenvolvidas através da práxis, reforçando assim a união entre teoria e pratica sendo ambos indissociáveis quando se objetiva o desenvolvimento omnilateral. O processo metodológico foi planejado de forma gradativa e de diferentes níveis considerando a diferença de faixa etária. Paulatinamente inserimos a dança na escola, ressignificando a sua prática trazendo um sentido e inserindo a mesma no contexto da comunidade escolar. Foi notório o desenvolvimento dos discentes tanto em aspectos físicos como melhora na coordenação, percepção espacial e ritmo, também na própria percepção critica a respeito da dança.Dessa forma, o maior objetivo desse trabalho é expor que é possível inserir a dança, enquanto conteúdo, nas aulas de educação física. Além de proporcionar melhorias paras os alunos, a dança no âmbito escolar possui também caráter integrativo unindo em um único momento as vivências que os alunos possuem, meninos e meninas dançando juntos distante de qualquer preconceito, aulas dinâmicas que permitem que os alunos melhorem os seus movimentos e acima de tudo a vivência com caráter educativo transformador."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, DANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID8182_16102017133253.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISA THEREZA LOPES DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "ELISA AGUIAR"
    "autor_email" => "elisa.ea.aguiar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37589
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3957
    "inscrito_id" => 8182
    "titulo" => "O CONTEÚDO DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL"
    "resumo" => "Através deste temos como objetivo relatar vivências de bolsistas do PIBID em turmas de pré I e II e 1º e 2º ano de uma escola municipal da cidade de Campina Grande. As experiências foram pautadas na utilização do conteúdo dança que foi norteadora das metodologias aplicadas. Neste contexto a dança foi inserida na escola com o compromisso de ampliar as vivências dos alunos proporcionando uma linguagem critico e reflexiva capaz de transformar a criatividade dos discentes, desconstruindo assim os preconceitos inerentes ao conteúdo no ambiente escolar. Nossas ações foram desenvolvidas através da práxis, reforçando assim a união entre teoria e pratica sendo ambos indissociáveis quando se objetiva o desenvolvimento omnilateral. O processo metodológico foi planejado de forma gradativa e de diferentes níveis considerando a diferença de faixa etária. Paulatinamente inserimos a dança na escola, ressignificando a sua prática trazendo um sentido e inserindo a mesma no contexto da comunidade escolar. Foi notório o desenvolvimento dos discentes tanto em aspectos físicos como melhora na coordenação, percepção espacial e ritmo, também na própria percepção critica a respeito da dança.Dessa forma, o maior objetivo desse trabalho é expor que é possível inserir a dança, enquanto conteúdo, nas aulas de educação física. Além de proporcionar melhorias paras os alunos, a dança no âmbito escolar possui também caráter integrativo unindo em um único momento as vivências que os alunos possuem, meninos e meninas dançando juntos distante de qualquer preconceito, aulas dinâmicas que permitem que os alunos melhorem os seus movimentos e acima de tudo a vivência com caráter educativo transformador."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, DANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID8182_16102017133253.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISA THEREZA LOPES DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "ELISA AGUIAR"
    "autor_email" => "elisa.ea.aguiar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Através deste temos como objetivo relatar vivências de bolsistas do PIBID em turmas de pré I e II e 1º e 2º ano de uma escola municipal da cidade de Campina Grande. As experiências foram pautadas na utilização do conteúdo dança que foi norteadora das metodologias aplicadas. Neste contexto a dança foi inserida na escola com o compromisso de ampliar as vivências dos alunos proporcionando uma linguagem critico e reflexiva capaz de transformar a criatividade dos discentes, desconstruindo assim os preconceitos inerentes ao conteúdo no ambiente escolar. Nossas ações foram desenvolvidas através da práxis, reforçando assim a união entre teoria e pratica sendo ambos indissociáveis quando se objetiva o desenvolvimento omnilateral. O processo metodológico foi planejado de forma gradativa e de diferentes níveis considerando a diferença de faixa etária. Paulatinamente inserimos a dança na escola, ressignificando a sua prática trazendo um sentido e inserindo a mesma no contexto da comunidade escolar. Foi notório o desenvolvimento dos discentes tanto em aspectos físicos como melhora na coordenação, percepção espacial e ritmo, também na própria percepção critica a respeito da dança.Dessa forma, o maior objetivo desse trabalho é expor que é possível inserir a dança, enquanto conteúdo, nas aulas de educação física. Além de proporcionar melhorias paras os alunos, a dança no âmbito escolar possui também caráter integrativo unindo em um único momento as vivências que os alunos possuem, meninos e meninas dançando juntos distante de qualquer preconceito, aulas dinâmicas que permitem que os alunos melhorem os seus movimentos e acima de tudo a vivência com caráter educativo transformador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.