Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TEORIA DA APROXIMAÇÃO DA ATIVIDADE APLICADA AOS CONCEITOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: METODOLOGIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35624
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1520
    "inscrito_id" => 4822
    "titulo" => "A TEORIA DA APROXIMAÇÃO DA ATIVIDADE APLICADA AOS CONCEITOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => ": Este estudo teve como objetivo principal identificar as contribuições metodológicas de ensino da Teoria da Aproximação da Atividade na assimilação de conteúdos de matemática, quando estas foram mediadas por estudantes do curso de Pedagogia e aplicadas a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em uma instituição pública de ensino. O estudo foi desenvolvido com intuito de discutirmos algumas possibilidades metodológicas de ensino da Matemática. A metodologia do estudo caracterizou-se por ser um estudo exploratório quanto à finalidade, do tipo pesquisa-ação quanto à aquisição e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram questionários semiestruturados e diário de campo. Os sujeitos participantes do estudo foram 08 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, regulamente matriculados em uma escola pública do município de João Pessoa - Paraíba. O período da investigação de campo ocorreu entre os meses de junho a outubro de 2016, no qual foram desenvolvidas diversas tarefas de matemática que priorizavam os conceitos das operações básicas e a resolução de problemas baseada nas etapas da Teoria da Aproximação da Atividade. No percurso da pesquisa realizamos muitas atividades de experimentação, resolução de problemas e utilizamos materiais concretos diversos no intuito de construímos os conceitos das operações lógicas nas crianças. Após a realização  das atividades verificamos que os resultados foram satisfatórios no que remetem a dois aspectos principais: o desenvolvimento do pensamento lógico dos participantes com relação a adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais e na resolução de problemas que envolviam estas operações e na prática de ensino de matemática das futuras licenciadas do curso de Pedagogia, ao favorecer uma melhor formação acadêmica aos participantes e possibilitar a melhoria da qualidade na Educação Básica no nosso Estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4822_10092017212911.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILDA SANTOS DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ROSE NASCIMENTO"
    "autor_email" => "Rosildaanizio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35624
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1520
    "inscrito_id" => 4822
    "titulo" => "A TEORIA DA APROXIMAÇÃO DA ATIVIDADE APLICADA AOS CONCEITOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => ": Este estudo teve como objetivo principal identificar as contribuições metodológicas de ensino da Teoria da Aproximação da Atividade na assimilação de conteúdos de matemática, quando estas foram mediadas por estudantes do curso de Pedagogia e aplicadas a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em uma instituição pública de ensino. O estudo foi desenvolvido com intuito de discutirmos algumas possibilidades metodológicas de ensino da Matemática. A metodologia do estudo caracterizou-se por ser um estudo exploratório quanto à finalidade, do tipo pesquisa-ação quanto à aquisição e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram questionários semiestruturados e diário de campo. Os sujeitos participantes do estudo foram 08 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, regulamente matriculados em uma escola pública do município de João Pessoa - Paraíba. O período da investigação de campo ocorreu entre os meses de junho a outubro de 2016, no qual foram desenvolvidas diversas tarefas de matemática que priorizavam os conceitos das operações básicas e a resolução de problemas baseada nas etapas da Teoria da Aproximação da Atividade. No percurso da pesquisa realizamos muitas atividades de experimentação, resolução de problemas e utilizamos materiais concretos diversos no intuito de construímos os conceitos das operações lógicas nas crianças. Após a realização  das atividades verificamos que os resultados foram satisfatórios no que remetem a dois aspectos principais: o desenvolvimento do pensamento lógico dos participantes com relação a adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais e na resolução de problemas que envolviam estas operações e na prática de ensino de matemática das futuras licenciadas do curso de Pedagogia, ao favorecer uma melhor formação acadêmica aos participantes e possibilitar a melhoria da qualidade na Educação Básica no nosso Estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4822_10092017212911.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILDA SANTOS DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ROSE NASCIMENTO"
    "autor_email" => "Rosildaanizio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

: Este estudo teve como objetivo principal identificar as contribuições metodológicas de ensino da Teoria da Aproximação da Atividade na assimilação de conteúdos de matemática, quando estas foram mediadas por estudantes do curso de Pedagogia e aplicadas a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em uma instituição pública de ensino. O estudo foi desenvolvido com intuito de discutirmos algumas possibilidades metodológicas de ensino da Matemática. A metodologia do estudo caracterizou-se por ser um estudo exploratório quanto à finalidade, do tipo pesquisa-ação quanto à aquisição e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram questionários semiestruturados e diário de campo. Os sujeitos participantes do estudo foram 08 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, regulamente matriculados em uma escola pública do município de João Pessoa - Paraíba. O período da investigação de campo ocorreu entre os meses de junho a outubro de 2016, no qual foram desenvolvidas diversas tarefas de matemática que priorizavam os conceitos das operações básicas e a resolução de problemas baseada nas etapas da Teoria da Aproximação da Atividade. No percurso da pesquisa realizamos muitas atividades de experimentação, resolução de problemas e utilizamos materiais concretos diversos no intuito de construímos os conceitos das operações lógicas nas crianças. Após a realização das atividades verificamos que os resultados foram satisfatórios no que remetem a dois aspectos principais: o desenvolvimento do pensamento lógico dos participantes com relação a adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais e na resolução de problemas que envolviam estas operações e na prática de ensino de matemática das futuras licenciadas do curso de Pedagogia, ao favorecer uma melhor formação acadêmica aos participantes e possibilitar a melhoria da qualidade na Educação Básica no nosso Estado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.