ENSINO DA QUÍMICA: ELABORAÇÃO DE AROMATIZANTES UTILIZANDO ÓLEOS ESSENCIAIS COMO PROPOSTA CONTEXTUALIZADA, INVESTIGATIVA E PROBLEMATIZADORA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36731 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4030 "inscrito_id" => 8121 "titulo" => "ENSINO DA QUÍMICA: ELABORAÇÃO DE AROMATIZANTES UTILIZANDO ÓLEOS ESSENCIAIS COMO PROPOSTA CONTEXTUALIZADA, INVESTIGATIVA E PROBLEMATIZADORA." "resumo" => "RESUMO: Buscar a compreensão e o porquê do ensino da química para o cotidiano dos alunos é uma tarefa árdua e ao mesmo tempo de grande importância, pois o tabu que existe sobre a química no ensino é considerado de um nível extremamente elevado. Objetivou-se dinamizar o ensino de química a fim de verificar a facilidade de compreensão dos conteúdos, através de aulas problematizadoras, em parceria com as escolas estaduais das cidades de Solânea e Bananeiras-PB. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química da Universidade Federal da paraíba Campus III - Bananeiras, com (27) discentes da Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima de Solânea e de Bananeiras com (26) discentes da Escola Estadual José Rocha Sobrinho, cujo o tema apresentado foi: elaboração de aromatizante utilizando óleos essenciais de capim santo e alecrim. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré-intervenção avaliativa, aula prática, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A realização da pré- intervenção e pós intervenção serviu para analisar as dificuldades dos alunos e o desempenho durante a aula realizada fora da sala de aula. Foi possível observar com nitidez o avanço da aprendizagem adquirida, através das notas obtidas pelos estudantes antes e após a intervenção. pode-se afirmar que os momentos pedagógicos é uma didática para ajudar os alunos a se libertarem do abismo do “novo” em sua vida escolar, e que funcionou de maneira positiva a aprendizagem no ensino da química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATIVIDADE PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8121_16102017160320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA MARINHO LEITE FALCÃO" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA FALCÃO" "autor_email" => "valeriafalcao001@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36731 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4030 "inscrito_id" => 8121 "titulo" => "ENSINO DA QUÍMICA: ELABORAÇÃO DE AROMATIZANTES UTILIZANDO ÓLEOS ESSENCIAIS COMO PROPOSTA CONTEXTUALIZADA, INVESTIGATIVA E PROBLEMATIZADORA." "resumo" => "RESUMO: Buscar a compreensão e o porquê do ensino da química para o cotidiano dos alunos é uma tarefa árdua e ao mesmo tempo de grande importância, pois o tabu que existe sobre a química no ensino é considerado de um nível extremamente elevado. Objetivou-se dinamizar o ensino de química a fim de verificar a facilidade de compreensão dos conteúdos, através de aulas problematizadoras, em parceria com as escolas estaduais das cidades de Solânea e Bananeiras-PB. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química da Universidade Federal da paraíba Campus III - Bananeiras, com (27) discentes da Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima de Solânea e de Bananeiras com (26) discentes da Escola Estadual José Rocha Sobrinho, cujo o tema apresentado foi: elaboração de aromatizante utilizando óleos essenciais de capim santo e alecrim. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré-intervenção avaliativa, aula prática, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A realização da pré- intervenção e pós intervenção serviu para analisar as dificuldades dos alunos e o desempenho durante a aula realizada fora da sala de aula. Foi possível observar com nitidez o avanço da aprendizagem adquirida, através das notas obtidas pelos estudantes antes e após a intervenção. pode-se afirmar que os momentos pedagógicos é uma didática para ajudar os alunos a se libertarem do abismo do “novo” em sua vida escolar, e que funcionou de maneira positiva a aprendizagem no ensino da química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATIVIDADE PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8121_16102017160320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA MARINHO LEITE FALCÃO" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA FALCÃO" "autor_email" => "valeriafalcao001@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }