Este trabalho é fruto das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Curso de Pedagogia/CAMEAM/UERN na escola campo de estudo e nos encontros na UERN, objetivando saber as contribuições do PIBID para os alunos envolvidos. Este estudo justifica-se pela seriedade que o PIBID assume em proporcionar aos discentes envolvidos, uma iniciação à docência no período em que ainda se encontram na faculdade. O texto compreende três momentos. O primeiro aborda a formação inicial e no curso de Pedagogia, o segundo apresenta o PIBID e o último às contribuições deste na concepção dos bolsistas de Pedagogia. Respaldamos-nos teoricamente em: Nóvoa (1999), Pimenta & Lima (2008), Imbernón (2006) entre outros. Mediante os estudos realizados constatamos que o PIBID tem contribuído para a formação dos alunos envolvidos, por permitir um contato com a sala de aula e estarem aprendendo sobre o ensino/aprendizagem e a formação docente.