A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PEDAGOGIA
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 3815 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 453 "inscrito_id" => 353 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PEDAGOGIA" "resumo" => "Este trabalho é fruto das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Curso de Pedagogia/CAMEAM/UERN na escola campo de estudo e nos encontros na UERN, objetivando saber as contribuições do PIBID para os alunos envolvidos. Este estudo justifica-se pela seriedade que o PIBID assume em proporcionar aos discentes envolvidos, uma iniciação à docência no período em que ainda se encontram na faculdade. O texto compreende três momentos. O primeiro aborda a formação inicial e no curso de Pedagogia, o segundo apresenta o PIBID e o último às contribuições deste na concepção dos bolsistas de Pedagogia. Respaldamos-nos teoricamente em: Nóvoa (1999), Pimenta & Lima (2008), Imbernón (2006) entre outros. Mediante os estudos realizados constatamos que o PIBID tem contribuído para a formação dos alunos envolvidos, por permitir um contato com a sala de aula e estarem aprendendo sobre o ensino/aprendizagem e a formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 17 - PROGRAMAS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, EXPERIÊNCIAS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_353_e611ce1bcf942c71885a28632966cbf5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLEONEIDE DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLEONEIDE SANTOS" "autor_email" => "clleosantos22@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UERN/CAMEAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 3815 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 453 "inscrito_id" => 353 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PEDAGOGIA" "resumo" => "Este trabalho é fruto das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Curso de Pedagogia/CAMEAM/UERN na escola campo de estudo e nos encontros na UERN, objetivando saber as contribuições do PIBID para os alunos envolvidos. Este estudo justifica-se pela seriedade que o PIBID assume em proporcionar aos discentes envolvidos, uma iniciação à docência no período em que ainda se encontram na faculdade. O texto compreende três momentos. O primeiro aborda a formação inicial e no curso de Pedagogia, o segundo apresenta o PIBID e o último às contribuições deste na concepção dos bolsistas de Pedagogia. Respaldamos-nos teoricamente em: Nóvoa (1999), Pimenta & Lima (2008), Imbernón (2006) entre outros. Mediante os estudos realizados constatamos que o PIBID tem contribuído para a formação dos alunos envolvidos, por permitir um contato com a sala de aula e estarem aprendendo sobre o ensino/aprendizagem e a formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 17 - PROGRAMAS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, EXPERIÊNCIAS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_353_e611ce1bcf942c71885a28632966cbf5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLEONEIDE DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLEONEIDE SANTOS" "autor_email" => "clleosantos22@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UERN/CAMEAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }