Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 279
ALTERNATIVAS DE ENSINO DISPONIBILIZADAS PARA O ALUNO SURDO: REVELANDO OS IMPASSES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E AS IMPLICAÇÕES EM SUA APRENDIZAGEM.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PRÁTICAS EDUCACIONAIS, SURDEZ. Comunicação Oral(CO) GT 18 - PSICOLOGIA EDUCACIONAL, QUEIXA ESCOLAR E APRENDIZAGEM Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Atualmente, a legislação promoveu a entrada de alunos surdos nas escolas de ensino comum, entretanto, as iniciativas educacionais da atual política resultaram em discussões que se amparam no modo em que estas estão sendo implementadas, posto que, a organização educacional não oferece condições objetivas para que este alunado obtenha um processo de escolarização satisfatório. Diante deste cenário, tínhamos o ensejo de constatar como se dá o processo de escolarização desses alunos, bem como também a qualidade da oferta do ensino ofertado. Desse modo, para que o questionamento estruturado fosse respondido, utilizamos como proposta metodológica a abordagem qualitativa, no qual escolhemos como técnica para coleta de dados, o estudo de caso. A pesquisa, demonstra que a condição educacional do aluno surdo é preocupante, posto que as barreiras apresentadas neste contexto inviabilizam a formação crítica do sujeito, uma vez que a escola não oferece respostas educativas coerentes com sua Necessidade Especial (NE).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.