O presente estudo descreve uma investigação realizadas em duas Escolas Púbicas da cidade de Campina Grande e na cidade de Lagoa seca, no Estado da Paraíba, Brasil. O objetivo central foi analisar os fatores que influenciam a receptibilidade da merenda escolar por parte dos alunos. Tal inquietação foi percebida a partir das experiências de pesquisas realizadas pelo autor, sobre os problemas característicos na educação local, tendo em resultados conclusivos que o desenvolvimento cognitivo das crianças recebe grande influência pelos seus potenciais nutritivos. É fato que em sua maioria as escolas recebem crianças de famílias com baixa renda, em casos bem comuns são crianças que só têm a merenda escolar como alimento básico de sua vida cotidiana. Fatores constatados mostraram também um desinteresse das mesmas em relação ao alimento oferecido na escola, estas é uma das suas poucas alimentações diárias. Em sua potencialidade de respostas observou-se ainda que o prazer gustativo é um elemento fundamental e estariam estas crianças buscando estes prazeres nos diversos alimentos industrializados e de baixo poder nutricional. Questões básicas como o preparo da merenda de modo adequado e mais a capacitação das merendeiras, além de todo um envolvimento por parte de toda a escola, no fator, conhecimento e orientação nutricional e seus valores no sistema ensino aprendizagem, o estimulo e conscientização ao alimento saudável. Para tanto o presente documento apresenta uma estrutura acadêmica exigida pelas normas de ensino, com sequência lógica de entendimento, concluindo com sugestões descritas em linguagem científica e educativa.