A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA MARIA BALBINA PEREIRA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35561 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1869 "inscrito_id" => 1977 "titulo" => "A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA MARIA BALBINA PEREIRA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS" "resumo" => "O objetivo deste estudo foi analisar como é o funcionamento e aplicação do Projeto Político Pedagógico e do Projeto de Intervenção Pedagógica, na Escola Maria Balbina Pereira. Utilizamos como método de pesquisa, entrevista com questionário estruturado, onde professores, funcionários da escola, alunos e membros da comunidade onde se localiza a Escola, responderam. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) traz no inciso I do seu Art. 12 no Título IV, que trata da Organização da Educação Nacional, a disposição de que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: elaborar e executar sua proposta pedagógica; e, no mesmo Art. 12, o inciso XII determina que também compreende responsabilidade do estabelecimento de ensino informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola. Enxergar a proposta pedagógica da Escola Maria Balbina Pereira sob a ótica dessas disposições previstas em lei, intrigou os autores desse artigo. Foi observado e destacado nas visitas que foram feitas a referida instituição escolar que sua proposta pedagógica é muito pouco condizente com o que está disposto na LDB. Na Escola Maria Balbina Pereira, a ideia de Projeto Político Pedagógico e Projeto de Intervenção Pedagógica é distorcida e misturada o que traz consigo uma larga faixa de problemas de ordem, pedagógica, gerencial e metodológica, uma vez que podemos observar que a escola a qual nos referimos, enfrenta várias dificuldades em outros setores, que não foram levados em consideração nesse artigo, mas que podemos fazer esse exercício em um momento mais oportuno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PROJETO, ESCOLA, ENSINO, PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1977_11092017140654.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DE OLIVEIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "LUCASCAVALCANTE" "autor_email" => "lucasocavalcante@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35561 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1869 "inscrito_id" => 1977 "titulo" => "A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA MARIA BALBINA PEREIRA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS" "resumo" => "O objetivo deste estudo foi analisar como é o funcionamento e aplicação do Projeto Político Pedagógico e do Projeto de Intervenção Pedagógica, na Escola Maria Balbina Pereira. Utilizamos como método de pesquisa, entrevista com questionário estruturado, onde professores, funcionários da escola, alunos e membros da comunidade onde se localiza a Escola, responderam. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) traz no inciso I do seu Art. 12 no Título IV, que trata da Organização da Educação Nacional, a disposição de que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: elaborar e executar sua proposta pedagógica; e, no mesmo Art. 12, o inciso XII determina que também compreende responsabilidade do estabelecimento de ensino informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola. Enxergar a proposta pedagógica da Escola Maria Balbina Pereira sob a ótica dessas disposições previstas em lei, intrigou os autores desse artigo. Foi observado e destacado nas visitas que foram feitas a referida instituição escolar que sua proposta pedagógica é muito pouco condizente com o que está disposto na LDB. Na Escola Maria Balbina Pereira, a ideia de Projeto Político Pedagógico e Projeto de Intervenção Pedagógica é distorcida e misturada o que traz consigo uma larga faixa de problemas de ordem, pedagógica, gerencial e metodológica, uma vez que podemos observar que a escola a qual nos referimos, enfrenta várias dificuldades em outros setores, que não foram levados em consideração nesse artigo, mas que podemos fazer esse exercício em um momento mais oportuno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PROJETO, ESCOLA, ENSINO, PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1977_11092017140654.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DE OLIVEIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "LUCASCAVALCANTE" "autor_email" => "lucasocavalcante@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }