Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSELHO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE (PB): ENTRE ENTRAVES E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONSELHO ESCOLAR, PARTICIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      Este artigo apresenta uma pesquisa que procurou analisar a atuação do Conselho escolar e a participação democrática em uma escolar pública de Campina Grande/PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque numa abordagem descritiva, possibilitando a apreensão da realidade em suas múltiplas determinações. Para coleta de dados utilizamos a observação direta, questionários e a análise documental. O estudo conclui que as práticas participativas na escola pesquisada são restritas às funções administrativa e financeira, predominando um clima de ritualismo e formalidade. Na maioria das vezes, o conselho se reúne para referendar decisões tomadas pela gestão da escola, minimizando as possibilidades de se constituir como instrumento de democratização da escola. São indícios dessa realidade a falta de mobilização dos conselheiros, o desinteresse do órgão colegiado, baixa frequência nas reuniões do conselho e decisões centralizadas na gestão.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO Este artigo apresenta uma pesquisa que procurou analisar a atuação do Conselho escolar e a participação democrática em uma escolar pública de Campina Grande/PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque numa abordagem descritiva, possibilitando a apreensão da realidade em suas múltiplas determinações. Para coleta de dados utilizamos a observação direta, questionários e a análise documental. O estudo conclui que as práticas participativas na escola pesquisada são restritas às funções administrativa e financeira, predominando um clima de ritualismo e formalidade. Na maioria das vezes, o conselho se reúne para referendar decisões tomadas pela gestão da escola, minimizando as possibilidades de se constituir como instrumento de democratização da escola. São indícios dessa realidade a falta de mobilização dos conselheiros, o desinteresse do órgão colegiado, baixa frequência nas reuniões do conselho e decisões centralizadas na gestão.

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