A FÍSICA ATRAVÉS DE VÍDEO E EXPERIMENTO: UMA ANÁLISE DA OPINIÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID DE FÍSICA DA UFPE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35203 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 917 "inscrito_id" => 1536 "titulo" => "A FÍSICA ATRAVÉS DE VÍDEO E EXPERIMENTO: UMA ANÁLISE DA OPINIÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID DE FÍSICA DA UFPE" "resumo" => "A disciplina de Física ministrada no Ensino Médio é julgada por grande parte dos estudantes como sendo uma área de difícil compreensão e por consequência a aprendizagem é afetada. A suposição dos alunos e alunas de que a Física é complicada de se aprender pode ser resultado das aulas tradicionais, utilização de quadro branco e pincel, apresentadas em sala de aula. Com isso, o professor deve buscar alternativas como a utilização de vídeo ou experimento educacional/explicativo que chamem atenção do discente, onde o mesmo possa adquirir e desenvolver conhecimentos acerca do conteúdo apresentado. O artigo mostra a experiência de uma alternativa de ensino e aprendizagem no tocante de uma aula diferenciada da tradicional. O trabalho teve como objetivo mostrar que a utilização de vídeo e experimento para apresentação de conteúdo da disciplina de Física, em sala de aula, nas turmas de ensino médio da EREM Diário de Pernambuco, é considerada muito interessante na opinião dos discentes. A experiência foi estruturada em um bimestre com apresentação de conteúdo através de vídeo e/ou experimento. Participaram do questionário 107 alunos e alunas da Escola de Referência em Ensino Médio Diário de Pernambuco, localizada no bairro do Engenho do Meio da cidade de Recife/PE. Como resultado, observou-se que nas quatro turmas, 1º ano E, 2º ano A, 3º ano A e 3º ano B, houve uma grande afirmação da forma “muito interessante” ou “interessante” quanto aos questionamentos principais acerca de uma aula apresentada através de vídeo ou experimento para transmitir, debater e investigar conteúdos sobre Física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FÍSICA, VÍDEO, EXPERIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1536_07092017141522.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL BENDITO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAFAEL BENDITO" "autor_email" => "rafaelsantossdb@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35203 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 917 "inscrito_id" => 1536 "titulo" => "A FÍSICA ATRAVÉS DE VÍDEO E EXPERIMENTO: UMA ANÁLISE DA OPINIÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID DE FÍSICA DA UFPE" "resumo" => "A disciplina de Física ministrada no Ensino Médio é julgada por grande parte dos estudantes como sendo uma área de difícil compreensão e por consequência a aprendizagem é afetada. A suposição dos alunos e alunas de que a Física é complicada de se aprender pode ser resultado das aulas tradicionais, utilização de quadro branco e pincel, apresentadas em sala de aula. Com isso, o professor deve buscar alternativas como a utilização de vídeo ou experimento educacional/explicativo que chamem atenção do discente, onde o mesmo possa adquirir e desenvolver conhecimentos acerca do conteúdo apresentado. O artigo mostra a experiência de uma alternativa de ensino e aprendizagem no tocante de uma aula diferenciada da tradicional. O trabalho teve como objetivo mostrar que a utilização de vídeo e experimento para apresentação de conteúdo da disciplina de Física, em sala de aula, nas turmas de ensino médio da EREM Diário de Pernambuco, é considerada muito interessante na opinião dos discentes. A experiência foi estruturada em um bimestre com apresentação de conteúdo através de vídeo e/ou experimento. Participaram do questionário 107 alunos e alunas da Escola de Referência em Ensino Médio Diário de Pernambuco, localizada no bairro do Engenho do Meio da cidade de Recife/PE. Como resultado, observou-se que nas quatro turmas, 1º ano E, 2º ano A, 3º ano A e 3º ano B, houve uma grande afirmação da forma “muito interessante” ou “interessante” quanto aos questionamentos principais acerca de uma aula apresentada através de vídeo ou experimento para transmitir, debater e investigar conteúdos sobre Física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FÍSICA, VÍDEO, EXPERIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1536_07092017141522.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL BENDITO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAFAEL BENDITO" "autor_email" => "rafaelsantossdb@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }