Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FÍSICA ATRAVÉS DE VÍDEO E EXPERIMENTO: UMA ANÁLISE DA OPINIÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID DE FÍSICA DA UFPE

Palavra-chaves: FÍSICA, VÍDEO, EXPERIMENTO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35203
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 917
    "inscrito_id" => 1536
    "titulo" => "A FÍSICA ATRAVÉS DE VÍDEO E EXPERIMENTO: UMA ANÁLISE DA OPINIÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID DE FÍSICA DA UFPE"
    "resumo" => "A disciplina de Física ministrada no Ensino Médio é julgada por grande parte dos estudantes como sendo uma área de difícil compreensão e por consequência a aprendizagem é afetada. A suposição dos alunos e alunas de que a Física é complicada de se aprender pode ser resultado das aulas tradicionais, utilização de quadro branco e pincel, apresentadas em sala de aula. Com isso, o professor deve buscar alternativas como a utilização de vídeo ou experimento educacional/explicativo que chamem atenção do discente, onde o mesmo possa adquirir e desenvolver conhecimentos acerca do conteúdo apresentado. O artigo mostra a experiência de uma alternativa de ensino e aprendizagem no tocante de uma aula diferenciada da tradicional. O trabalho teve como objetivo mostrar que a utilização de vídeo e experimento para apresentação de conteúdo da disciplina de Física, em sala de aula, nas turmas de ensino médio da EREM Diário de Pernambuco, é considerada muito interessante na opinião dos discentes. A experiência foi estruturada em um bimestre com apresentação de conteúdo através de vídeo e/ou experimento. Participaram do questionário 107 alunos e alunas da Escola de Referência em Ensino Médio Diário de Pernambuco, localizada no bairro do Engenho do Meio da cidade de Recife/PE. Como resultado, observou-se que nas quatro turmas, 1º ano E, 2º ano A, 3º ano A e 3º ano B, houve uma grande afirmação da forma “muito interessante” ou “interessante” quanto aos questionamentos principais acerca de uma aula apresentada através de vídeo ou experimento para transmitir, debater e investigar conteúdos sobre Física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, VÍDEO, EXPERIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1536_07092017141522.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL BENDITO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL BENDITO"
    "autor_email" => "rafaelsantossdb@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35203
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 917
    "inscrito_id" => 1536
    "titulo" => "A FÍSICA ATRAVÉS DE VÍDEO E EXPERIMENTO: UMA ANÁLISE DA OPINIÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID DE FÍSICA DA UFPE"
    "resumo" => "A disciplina de Física ministrada no Ensino Médio é julgada por grande parte dos estudantes como sendo uma área de difícil compreensão e por consequência a aprendizagem é afetada. A suposição dos alunos e alunas de que a Física é complicada de se aprender pode ser resultado das aulas tradicionais, utilização de quadro branco e pincel, apresentadas em sala de aula. Com isso, o professor deve buscar alternativas como a utilização de vídeo ou experimento educacional/explicativo que chamem atenção do discente, onde o mesmo possa adquirir e desenvolver conhecimentos acerca do conteúdo apresentado. O artigo mostra a experiência de uma alternativa de ensino e aprendizagem no tocante de uma aula diferenciada da tradicional. O trabalho teve como objetivo mostrar que a utilização de vídeo e experimento para apresentação de conteúdo da disciplina de Física, em sala de aula, nas turmas de ensino médio da EREM Diário de Pernambuco, é considerada muito interessante na opinião dos discentes. A experiência foi estruturada em um bimestre com apresentação de conteúdo através de vídeo e/ou experimento. Participaram do questionário 107 alunos e alunas da Escola de Referência em Ensino Médio Diário de Pernambuco, localizada no bairro do Engenho do Meio da cidade de Recife/PE. Como resultado, observou-se que nas quatro turmas, 1º ano E, 2º ano A, 3º ano A e 3º ano B, houve uma grande afirmação da forma “muito interessante” ou “interessante” quanto aos questionamentos principais acerca de uma aula apresentada através de vídeo ou experimento para transmitir, debater e investigar conteúdos sobre Física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, VÍDEO, EXPERIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1536_07092017141522.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL BENDITO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL BENDITO"
    "autor_email" => "rafaelsantossdb@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A disciplina de Física ministrada no Ensino Médio é julgada por grande parte dos estudantes como sendo uma área de difícil compreensão e por consequência a aprendizagem é afetada. A suposição dos alunos e alunas de que a Física é complicada de se aprender pode ser resultado das aulas tradicionais, utilização de quadro branco e pincel, apresentadas em sala de aula. Com isso, o professor deve buscar alternativas como a utilização de vídeo ou experimento educacional/explicativo que chamem atenção do discente, onde o mesmo possa adquirir e desenvolver conhecimentos acerca do conteúdo apresentado. O artigo mostra a experiência de uma alternativa de ensino e aprendizagem no tocante de uma aula diferenciada da tradicional. O trabalho teve como objetivo mostrar que a utilização de vídeo e experimento para apresentação de conteúdo da disciplina de Física, em sala de aula, nas turmas de ensino médio da EREM Diário de Pernambuco, é considerada muito interessante na opinião dos discentes. A experiência foi estruturada em um bimestre com apresentação de conteúdo através de vídeo e/ou experimento. Participaram do questionário 107 alunos e alunas da Escola de Referência em Ensino Médio Diário de Pernambuco, localizada no bairro do Engenho do Meio da cidade de Recife/PE. Como resultado, observou-se que nas quatro turmas, 1º ano E, 2º ano A, 3º ano A e 3º ano B, houve uma grande afirmação da forma “muito interessante” ou “interessante” quanto aos questionamentos principais acerca de uma aula apresentada através de vídeo ou experimento para transmitir, debater e investigar conteúdos sobre Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.