Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDROU, BRILHOU E TRIUNFOU: TRAÇOS DA TRAJETÓRIA DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE CAMPOS

Palavra-chaves: CONSERVATÓRIO DE MÚSICA, ENSINO DE MÚSICA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 03 - História da Educação Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar um pouco da história do Conservatório de Música de Campos, instituição socialmente relevante para o Município de Campos dos Goytacazes-RJ e para a região Norte Fluminense, em termos da história do ensino da Música. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica e no manuseio e consulta a fontes históricas primárias. No âmbito da pesquisa encontramos como fontes: convites de formatura, lista de frequência de alunos, ponto de professores, livros-caixa com registro de pagamentos e compras, prova de exame vestibular, diários de classe, livros de matrícula, partituras e exercícios de professores, entre outros. Estas fontes têm sido higienizadas, fotogradas e catalogadas, progressivamente. Como principais resultados, temos registros da inauguração da escola, no simbólico dia do centenário da cidade. O Conservatório de Música de Campos ofertou, ao longo dos seus anos de funcionamento, cursos de Teoria e Solfejo, Piano, Violino, Canto, Dança, Harmonia e Curso Infantil, além de possuir um conjunto orfeônico com cerca de cinquenta vozes. Do ano de 1935 a 1971 o Conservatório atendeu a cerca de 1605 matrículas, o que demonstra sua relevância no contexto fluminense. Acredita-se que, apesar do Conservatório de Música de Campos seguir o modelo conservatorial implementado no Brasil, em que não havia ênfase na docência, o papel desta instituição foi muito importante para a formação de professores que atuaram nas instituições de ensino secundário da região.

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