A UTILIZAÇÃO DO SCREENCAST COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA BENEDITA DE M. GUERRA NO MUNICÍPIO DE MACAPARANA-PE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35664 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3208 "inscrito_id" => 3649 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SCREENCAST COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA BENEDITA DE M. GUERRA NO MUNICÍPIO DE MACAPARANA-PE" "resumo" => "Ensinar física, na atualidade, constitui-se num grande desafio por conta de uma concentração exagerada de conteúdos, pouco tempo de carga horária para os profissionais trabalharem, falta de estruturas de algumas escolas como laboratórios e materiais para atividades práticas. Esse ensino há muito tempo vem sendo questionado por uma sociedade cada vez mais dinâmica, resultado dos avanços científicos e tecnológicos que facilitam aquisição de conhecimento e informação. A presença das tecnologias nas escolas torna-se cada vez mais indispensável para que o educando interaja com o conhecimento e esteja inserido no contexto atual, porque no seu cotidiano são comuns as tecnologias estarem presentes com, por exemplo, nos supermercados, bancos, farmácias e etc. O avanço da era tecnológica nas duas últimas décadas influenciou diretamente nas mudanças que ocorreram em diversos setores da sociedade, em especial na educação. Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola da rede estadual, que teve como objetivo fazer uma investigação sobre o uso de Screencast e sua respectiva influencia no processo de ensino - aprendizagem na disciplina de Física. Para isso o artigo propõe uma abordagem qualitativa e descritiva acerca da importância do uso do recurso no ambiente escolar. A metodologia consistiu, primeiramente, em um levantamento bibliográfico, na construção do nosso objeto de estudo, uma aplicação de um questionário depois da aula do professor e antes da apresentação da aula em vídeo e logo após a reapresentação do mesmo com o acréscimo da avaliação do recurso utilizado na aula. Podemos afirma que o resultado foi muito satisfatório, pois os estudantes na sua grande maioria expõem que o recurso tanto serve como base para aula quanto como suporte para revisão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "SCREENCAST, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3649_08102017141455.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO FERREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALBERTO" "autor_email" => "atletafisico@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35664 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3208 "inscrito_id" => 3649 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SCREENCAST COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA BENEDITA DE M. GUERRA NO MUNICÍPIO DE MACAPARANA-PE" "resumo" => "Ensinar física, na atualidade, constitui-se num grande desafio por conta de uma concentração exagerada de conteúdos, pouco tempo de carga horária para os profissionais trabalharem, falta de estruturas de algumas escolas como laboratórios e materiais para atividades práticas. Esse ensino há muito tempo vem sendo questionado por uma sociedade cada vez mais dinâmica, resultado dos avanços científicos e tecnológicos que facilitam aquisição de conhecimento e informação. A presença das tecnologias nas escolas torna-se cada vez mais indispensável para que o educando interaja com o conhecimento e esteja inserido no contexto atual, porque no seu cotidiano são comuns as tecnologias estarem presentes com, por exemplo, nos supermercados, bancos, farmácias e etc. O avanço da era tecnológica nas duas últimas décadas influenciou diretamente nas mudanças que ocorreram em diversos setores da sociedade, em especial na educação. Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola da rede estadual, que teve como objetivo fazer uma investigação sobre o uso de Screencast e sua respectiva influencia no processo de ensino - aprendizagem na disciplina de Física. Para isso o artigo propõe uma abordagem qualitativa e descritiva acerca da importância do uso do recurso no ambiente escolar. A metodologia consistiu, primeiramente, em um levantamento bibliográfico, na construção do nosso objeto de estudo, uma aplicação de um questionário depois da aula do professor e antes da apresentação da aula em vídeo e logo após a reapresentação do mesmo com o acréscimo da avaliação do recurso utilizado na aula. Podemos afirma que o resultado foi muito satisfatório, pois os estudantes na sua grande maioria expõem que o recurso tanto serve como base para aula quanto como suporte para revisão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "SCREENCAST, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3649_08102017141455.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO FERREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALBERTO" "autor_email" => "atletafisico@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }