Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE DOCENTES EM RELAÇÃO A GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA

Palavra-chaves: GÊNERO, SEXUALIDADE, ESCOLA, DOCENTES Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38170
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3873
    "inscrito_id" => 5249
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE DOCENTES EM RELAÇÃO A GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA"
    "resumo" => "RESUMO: Embora se tenha ocasionado inúmeras discussões sobre gênero e sexualidade na escola, notamos que ainda existe certa resistência por parte dos/as docentes em se tratando de trabalhar essas temáticas na sala de aula. A escola é o espaço da diversidade, embora exista vários desafios para discutir e dar visibilidade as questões relativas a gênero e sexualidade nos espaços escolares, cabe a todos/as que a compõem, buscar inserir discussões voltada a essa temática dentro de seu ambiente. Sendo assim, desenvolver ações educativas que proponha o reconhecimento da pluralidade em seu interior é indispensável para promover a igualdade e o respeito às diferenças. Nesta ótica, o presente trabalho tem como objetivo discutir as concepções de docentes em relação a gênero e diversidade na escola. A metodologia consistiu em discutirmos a concepção de docentes inseridos em uma escola estadual pública localizada em Cacimba de Dentro – PB. Aplicamos um questionário com oito questões abertas voltadas a reflexão e discussão de gênero no cotidiano escolar, com questões fundamentais que avaliaram o conhecimento prévio das/os envolvidas/os sobre o conceito de Gênero e sexualidade e as dificuldades dos/as professores/as em trabalhar essa temática na escola. Dessa forma, buscamos sugerir algumas formas de se aplicar essa temática na sala de aula tendo em vista a importância de debater e refletir sobre essas questões dentro do contexto escolar a fim de desenvolver o reconhecimento da diversidade de gênero e suas sexualidades. Esperamos contribuir de forma significativa no reconhecimento da diversidade no espaço escolar bem como estimular nos/as educadores/as envolvidos/as o desejo de aprimorar seus conhecimentos e desenvolver atividades que envolva estes assuntos na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, ESCOLA, DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID5249_16102017094739.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCILEIA SENIOR DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LUCILEIA"
    "autor_email" => "lucileiasenior@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38170
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3873
    "inscrito_id" => 5249
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE DOCENTES EM RELAÇÃO A GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA"
    "resumo" => "RESUMO: Embora se tenha ocasionado inúmeras discussões sobre gênero e sexualidade na escola, notamos que ainda existe certa resistência por parte dos/as docentes em se tratando de trabalhar essas temáticas na sala de aula. A escola é o espaço da diversidade, embora exista vários desafios para discutir e dar visibilidade as questões relativas a gênero e sexualidade nos espaços escolares, cabe a todos/as que a compõem, buscar inserir discussões voltada a essa temática dentro de seu ambiente. Sendo assim, desenvolver ações educativas que proponha o reconhecimento da pluralidade em seu interior é indispensável para promover a igualdade e o respeito às diferenças. Nesta ótica, o presente trabalho tem como objetivo discutir as concepções de docentes em relação a gênero e diversidade na escola. A metodologia consistiu em discutirmos a concepção de docentes inseridos em uma escola estadual pública localizada em Cacimba de Dentro – PB. Aplicamos um questionário com oito questões abertas voltadas a reflexão e discussão de gênero no cotidiano escolar, com questões fundamentais que avaliaram o conhecimento prévio das/os envolvidas/os sobre o conceito de Gênero e sexualidade e as dificuldades dos/as professores/as em trabalhar essa temática na escola. Dessa forma, buscamos sugerir algumas formas de se aplicar essa temática na sala de aula tendo em vista a importância de debater e refletir sobre essas questões dentro do contexto escolar a fim de desenvolver o reconhecimento da diversidade de gênero e suas sexualidades. Esperamos contribuir de forma significativa no reconhecimento da diversidade no espaço escolar bem como estimular nos/as educadores/as envolvidos/as o desejo de aprimorar seus conhecimentos e desenvolver atividades que envolva estes assuntos na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, ESCOLA, DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID5249_16102017094739.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCILEIA SENIOR DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LUCILEIA"
    "autor_email" => "lucileiasenior@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO: Embora se tenha ocasionado inúmeras discussões sobre gênero e sexualidade na escola, notamos que ainda existe certa resistência por parte dos/as docentes em se tratando de trabalhar essas temáticas na sala de aula. A escola é o espaço da diversidade, embora exista vários desafios para discutir e dar visibilidade as questões relativas a gênero e sexualidade nos espaços escolares, cabe a todos/as que a compõem, buscar inserir discussões voltada a essa temática dentro de seu ambiente. Sendo assim, desenvolver ações educativas que proponha o reconhecimento da pluralidade em seu interior é indispensável para promover a igualdade e o respeito às diferenças. Nesta ótica, o presente trabalho tem como objetivo discutir as concepções de docentes em relação a gênero e diversidade na escola. A metodologia consistiu em discutirmos a concepção de docentes inseridos em uma escola estadual pública localizada em Cacimba de Dentro – PB. Aplicamos um questionário com oito questões abertas voltadas a reflexão e discussão de gênero no cotidiano escolar, com questões fundamentais que avaliaram o conhecimento prévio das/os envolvidas/os sobre o conceito de Gênero e sexualidade e as dificuldades dos/as professores/as em trabalhar essa temática na escola. Dessa forma, buscamos sugerir algumas formas de se aplicar essa temática na sala de aula tendo em vista a importância de debater e refletir sobre essas questões dentro do contexto escolar a fim de desenvolver o reconhecimento da diversidade de gênero e suas sexualidades. Esperamos contribuir de forma significativa no reconhecimento da diversidade no espaço escolar bem como estimular nos/as educadores/as envolvidos/as o desejo de aprimorar seus conhecimentos e desenvolver atividades que envolva estes assuntos na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.