Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROLETA DOS AGNATOS: UTILIZANDO JOGOS DIDÁTICOS NA EVOCAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, AGNATOS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38590
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3230
    "inscrito_id" => 5749
    "titulo" => "ROLETA DOS AGNATOS: UTILIZANDO JOGOS DIDÁTICOS NA EVOCAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como finalidade propor uma alternativa metodológica e lúdica no ensino de ciências e biologia, com a temática Agnatos, utilizando como plano de fundo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Esta pesquisa é de caráter quantitativo, uma vez que se observou a interação dos alunos diante do conteúdo e da abordagem didática utilizada. Com a modernização e os avanços da sociedade, a educação vem sendo reformulada trazendo novas práticas pedagógicas, com o objetivo de atender as demandas da educação contemporânea. Pensar em ensino de ciências e práticas metodológicas no contexto atual, é se pensar também na relação entre homem, natureza e sustentabilidade. Como geradora de ideologias, culturas, e como modificadora da sociedade, a educação passa a ser vista nesse contexto, como a ferramenta mais adequada e eficiente para instituir os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Dentre os assuntos trabalhados em sala de aula, o conteúdo de Agnatha, por vezes, não se torna tão explorado devido à baixa predominância desses animais e sua complexidade, fatores esses que não reduzem sua importância. Os Agnatos ou Ciclóstomos são peixes sem mandíbulas que possuem a boca em formato circular. Possuem poucos representantes, entre eles as lampreias, animais habitantes de ambiente marinho e dulcícola, e as feiticeiras, estes encontrados somente em ambientes marinhos.  Dentro desse contexto, o uso de jogos didáticos visa tornar o aprendizado eficiente e significativo às realidades sociais e temporais, além de proporcionar mais possibilidades de aprendizado ao discente. Acredita-se que é possível se obter um ensino-aprendizagem de qualidade, com baixo custo, apresentando a importância da preservação ambiental, e visando estimular os alunos a participarem ativamente, assim como compreenderem com mais facilidade o conteúdo, tendo melhores noções das estruturas corporais dos Agnatos e suas funções, sendo assim uma alternativa aliada do professor em sua prática pedagógica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, AGNATOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5749_08102017234127.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE JORDANA DA COSTA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE ALVES"
    "autor_email" => "alinejordaalves@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38590
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3230
    "inscrito_id" => 5749
    "titulo" => "ROLETA DOS AGNATOS: UTILIZANDO JOGOS DIDÁTICOS NA EVOCAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como finalidade propor uma alternativa metodológica e lúdica no ensino de ciências e biologia, com a temática Agnatos, utilizando como plano de fundo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Esta pesquisa é de caráter quantitativo, uma vez que se observou a interação dos alunos diante do conteúdo e da abordagem didática utilizada. Com a modernização e os avanços da sociedade, a educação vem sendo reformulada trazendo novas práticas pedagógicas, com o objetivo de atender as demandas da educação contemporânea. Pensar em ensino de ciências e práticas metodológicas no contexto atual, é se pensar também na relação entre homem, natureza e sustentabilidade. Como geradora de ideologias, culturas, e como modificadora da sociedade, a educação passa a ser vista nesse contexto, como a ferramenta mais adequada e eficiente para instituir os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Dentre os assuntos trabalhados em sala de aula, o conteúdo de Agnatha, por vezes, não se torna tão explorado devido à baixa predominância desses animais e sua complexidade, fatores esses que não reduzem sua importância. Os Agnatos ou Ciclóstomos são peixes sem mandíbulas que possuem a boca em formato circular. Possuem poucos representantes, entre eles as lampreias, animais habitantes de ambiente marinho e dulcícola, e as feiticeiras, estes encontrados somente em ambientes marinhos.  Dentro desse contexto, o uso de jogos didáticos visa tornar o aprendizado eficiente e significativo às realidades sociais e temporais, além de proporcionar mais possibilidades de aprendizado ao discente. Acredita-se que é possível se obter um ensino-aprendizagem de qualidade, com baixo custo, apresentando a importância da preservação ambiental, e visando estimular os alunos a participarem ativamente, assim como compreenderem com mais facilidade o conteúdo, tendo melhores noções das estruturas corporais dos Agnatos e suas funções, sendo assim uma alternativa aliada do professor em sua prática pedagógica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, AGNATOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5749_08102017234127.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE JORDANA DA COSTA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE ALVES"
    "autor_email" => "alinejordaalves@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade propor uma alternativa metodológica e lúdica no ensino de ciências e biologia, com a temática Agnatos, utilizando como plano de fundo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Esta pesquisa é de caráter quantitativo, uma vez que se observou a interação dos alunos diante do conteúdo e da abordagem didática utilizada. Com a modernização e os avanços da sociedade, a educação vem sendo reformulada trazendo novas práticas pedagógicas, com o objetivo de atender as demandas da educação contemporânea. Pensar em ensino de ciências e práticas metodológicas no contexto atual, é se pensar também na relação entre homem, natureza e sustentabilidade. Como geradora de ideologias, culturas, e como modificadora da sociedade, a educação passa a ser vista nesse contexto, como a ferramenta mais adequada e eficiente para instituir os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Dentre os assuntos trabalhados em sala de aula, o conteúdo de Agnatha, por vezes, não se torna tão explorado devido à baixa predominância desses animais e sua complexidade, fatores esses que não reduzem sua importância. Os Agnatos ou Ciclóstomos são peixes sem mandíbulas que possuem a boca em formato circular. Possuem poucos representantes, entre eles as lampreias, animais habitantes de ambiente marinho e dulcícola, e as feiticeiras, estes encontrados somente em ambientes marinhos. Dentro desse contexto, o uso de jogos didáticos visa tornar o aprendizado eficiente e significativo às realidades sociais e temporais, além de proporcionar mais possibilidades de aprendizado ao discente. Acredita-se que é possível se obter um ensino-aprendizagem de qualidade, com baixo custo, apresentando a importância da preservação ambiental, e visando estimular os alunos a participarem ativamente, assim como compreenderem com mais facilidade o conteúdo, tendo melhores noções das estruturas corporais dos Agnatos e suas funções, sendo assim uma alternativa aliada do professor em sua prática pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.