Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, HISTÓRIA, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A educação patrimonial apresenta-se como um conjunto de caminhos para se refletir acerca da diversidade cultural, memórias, identidades, cidadania e ética. Ela possui o significativo papel de gerar reflexão e conscientização sobre a responsabilidade de cada um em valorizar e preservar os bens que o cercam, a começar pela própria escola, sua casa, rua, bairro, cidade, enfim, na sociedade de forma geral. Nossa proposta é apresentar um relato de experiência sobre o projeto “Educação patrimonial na escola: um lugar, novos olhares” realizado com duas turmas do sexto ano da E.E.E.F. Vidal de Negreiros, Cuité-PB. O principal objetivo das atividades planejadas foi promover, por meio do ensino de História e demais disciplinas envolvidas, uma educação patrimonial na comunidade escolar, a fim de conscientizar os alunos sobre a importância de conhecer, preservar e valorizar o patrimônio cultural da qual fazemos parte. A metodologia do projeto envolveu tanto aulas expositivas quanto aulas de campo. A princípio foram ministradas aulas expositivas e dialogadas para compreensão inicial da temática; logo em seguida os alunos se organizaram em equipes para que pudessem pesquisar e identificar elementos do patrimônio material e imaterial da comunidade escolar e da cidade. Foram realizadas visitas à praça central “Cláudio Gervásio Furtado”, Museu do Homem do Curimataú e a casa de farinha “Zé Terencio”, situada na zona rural. Com uma proposta interdisciplinar, o projeto contou também com as áreas de Artes e Português, que auxiliaram na leitura e interpretação de poemas de autores locais bem como nas análises comparativas de fotografias antigas da cidade com as paisagens atuais. A avaliação ocorreu de maneira processual, na qual durante o desenvolvimento do projeto observou-se a participação e interação dos alunos com todos os envolvidos, bem como comportamento e postura na execução das atividades propostas. Apesar das dificuldades enfrentadas com a indisciplina das turmas, ao longo do projeto notou-se uma maior participação e interesse dos alunos nas diversas ações indicadas. Além disso, os discentes passaram a conhecer aspectos importantes da história local e de bens culturais da cidade.

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