Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATOS DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, QUADRADOS MÁGICOS, OFICINAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35637
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3074
    "inscrito_id" => 5017
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATOS DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é apresentar o relato de experiência de uma oficina realizada no projeto Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX-UFPB) que tem como título “A utilização da História da Matemática e do Laboratório de Matemática: Uma proposta de intervenção em escolas públicas do Litoral Norte”. O tema da oficina veio a partir da História da Matemática, mais especificamente na história e utilização dos Quadrados Mágicos. Foram feitos alguns estudos em cima de alguns artigos para que pudéssemos nos aprofundar mais, e através disto mostrar a História dos Quadrados Mágicos e a função e os porquês da História da Matemática. Mostraremos a História dos Quadrados Mágicos, o que é e suas finalidades. Através de alguns exemplos, mostraremos como foi ministrada a oficina, e de como foram aplicados as atividades e os resultados que obtivemos. Trataremos também o uso da História da Matemática que auxilia no processo de ensino-aprendizagem e serve também de motivação. No decorrer deste trabalho, mostraremos que a História da Matemática pode tornar a aula mais dinâmica, e pode levar o aluno a obter mais conhecimento, e que a mesma serve de ferramenta para uma matemática mais contextualizada, motivadora e mais didática. Através de algumas citações, exibiremos a importância que a História da Matemática pode oferecer aos alunos. Ao finalizarmos a oficina pedagógica, podemos afirmar que o objetivo geral foi alcançado, pois os resultados foram satisfatórios dentro da proposta apresentar os Quadrados Mágicos aos alunos, fazê-los refletir sobre o contexto histórico do tema e ainda desenvolver neles o raciocínio lógico a partir da construção dos Quadrados Mágicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, QUADRADOS MÁGICOS, OFICINAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5017_04102017161830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSELANDIA DE JESUS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSY"
    "autor_email" => "joselandiasilva96@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35637
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3074
    "inscrito_id" => 5017
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATOS DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é apresentar o relato de experiência de uma oficina realizada no projeto Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX-UFPB) que tem como título “A utilização da História da Matemática e do Laboratório de Matemática: Uma proposta de intervenção em escolas públicas do Litoral Norte”. O tema da oficina veio a partir da História da Matemática, mais especificamente na história e utilização dos Quadrados Mágicos. Foram feitos alguns estudos em cima de alguns artigos para que pudéssemos nos aprofundar mais, e através disto mostrar a História dos Quadrados Mágicos e a função e os porquês da História da Matemática. Mostraremos a História dos Quadrados Mágicos, o que é e suas finalidades. Através de alguns exemplos, mostraremos como foi ministrada a oficina, e de como foram aplicados as atividades e os resultados que obtivemos. Trataremos também o uso da História da Matemática que auxilia no processo de ensino-aprendizagem e serve também de motivação. No decorrer deste trabalho, mostraremos que a História da Matemática pode tornar a aula mais dinâmica, e pode levar o aluno a obter mais conhecimento, e que a mesma serve de ferramenta para uma matemática mais contextualizada, motivadora e mais didática. Através de algumas citações, exibiremos a importância que a História da Matemática pode oferecer aos alunos. Ao finalizarmos a oficina pedagógica, podemos afirmar que o objetivo geral foi alcançado, pois os resultados foram satisfatórios dentro da proposta apresentar os Quadrados Mágicos aos alunos, fazê-los refletir sobre o contexto histórico do tema e ainda desenvolver neles o raciocínio lógico a partir da construção dos Quadrados Mágicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, QUADRADOS MÁGICOS, OFICINAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5017_04102017161830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSELANDIA DE JESUS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSY"
    "autor_email" => "joselandiasilva96@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar o relato de experiência de uma oficina realizada no projeto Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX-UFPB) que tem como título “A utilização da História da Matemática e do Laboratório de Matemática: Uma proposta de intervenção em escolas públicas do Litoral Norte”. O tema da oficina veio a partir da História da Matemática, mais especificamente na história e utilização dos Quadrados Mágicos. Foram feitos alguns estudos em cima de alguns artigos para que pudéssemos nos aprofundar mais, e através disto mostrar a História dos Quadrados Mágicos e a função e os porquês da História da Matemática. Mostraremos a História dos Quadrados Mágicos, o que é e suas finalidades. Através de alguns exemplos, mostraremos como foi ministrada a oficina, e de como foram aplicados as atividades e os resultados que obtivemos. Trataremos também o uso da História da Matemática que auxilia no processo de ensino-aprendizagem e serve também de motivação. No decorrer deste trabalho, mostraremos que a História da Matemática pode tornar a aula mais dinâmica, e pode levar o aluno a obter mais conhecimento, e que a mesma serve de ferramenta para uma matemática mais contextualizada, motivadora e mais didática. Através de algumas citações, exibiremos a importância que a História da Matemática pode oferecer aos alunos. Ao finalizarmos a oficina pedagógica, podemos afirmar que o objetivo geral foi alcançado, pois os resultados foram satisfatórios dentro da proposta apresentar os Quadrados Mágicos aos alunos, fazê-los refletir sobre o contexto histórico do tema e ainda desenvolver neles o raciocínio lógico a partir da construção dos Quadrados Mágicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.