O objetivo do presente trabalho é apresentar o relato de experiência de uma oficina realizada no projeto Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX-UFPB) que tem como título “A utilização da História da Matemática e do Laboratório de Matemática: Uma proposta de intervenção em escolas públicas do Litoral Norte”. O tema da oficina veio a partir da História da Matemática, mais especificamente na história e utilização dos Quadrados Mágicos. Foram feitos alguns estudos em cima de alguns artigos para que pudéssemos nos aprofundar mais, e através disto mostrar a História dos Quadrados Mágicos e a função e os porquês da História da Matemática. Mostraremos a História dos Quadrados Mágicos, o que é e suas finalidades. Através de alguns exemplos, mostraremos como foi ministrada a oficina, e de como foram aplicados as atividades e os resultados que obtivemos. Trataremos também o uso da História da Matemática que auxilia no processo de ensino-aprendizagem e serve também de motivação. No decorrer deste trabalho, mostraremos que a História da Matemática pode tornar a aula mais dinâmica, e pode levar o aluno a obter mais conhecimento, e que a mesma serve de ferramenta para uma matemática mais contextualizada, motivadora e mais didática. Através de algumas citações, exibiremos a importância que a História da Matemática pode oferecer aos alunos. Ao finalizarmos a oficina pedagógica, podemos afirmar que o objetivo geral foi alcançado, pois os resultados foram satisfatórios dentro da proposta apresentar os Quadrados Mágicos aos alunos, fazê-los refletir sobre o contexto histórico do tema e ainda desenvolver neles o raciocínio lógico a partir da construção dos Quadrados Mágicos.