Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A IMPORTÂNCIA DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL NAZINHA BARBOSA DA FRANCA

Palavra-chaves: PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, DESCUMPRIMENTO, ESCOLA Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O estudo parte do relato de experiência do Projeto de Extensão, em curso, intitulado: O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E SUAS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: o acompanhamento e monitoramento dos (as) alunos (as) em descumprimento na Escola Municipal Nazinha Barbosa da Franca, localizada no bairro de Manaíra, em João Pessoa – PB, em que faz-se uma análise dos (as) alunos (as) matriculados do 1º ao 9º ano, do Ensino Fundamental I e II, que são beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF). Objetiva-se buscar compreender a importância do (PBF) na Educação, por meio da sua condicionalidade, e verificar o quantitativo de alunos (as) que estão em descumprimento, através das possíveis razões que contemplem as consequentes faltas dos (as) alunos (as) beneficiários do (PBF). Contudo, proporciona-se a todos os sujeitos envolvidos, uma envoltura com relação as sanções impostas no (PBF), de modo crítico, para que possa obter o fortalecimento da cidadania e dos direitos sociais. Com isso, faz-se necessário propor melhores estratégias de enfrentamento para o descumprimento da frequência escolar, proporcionando o estímulo e a prevenção dos (as) alunos (as) faltosos. Entretanto, a evasão escolar, se dar, pelo fato das condições de vulnerabilidade social que os (as) alunos (as) se encontram, tais como: a violência, negligência familiar, tráfico de drogas e entre outros. Sendo assim, espera-se, contribuir de forma relevante para o cumprimento das condições estabelecidas pelo referido programa, através do projeto de extensão

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