MÁQUINA PARA ÍCARO: CONSTRUÇÃO DE OLHARES SOBRE A COMPOSIÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRAL.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37407 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4271 "inscrito_id" => 8285 "titulo" => "MÁQUINA PARA ÍCARO: CONSTRUÇÃO DE OLHARES SOBRE A COMPOSIÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRAL." "resumo" => "Resumo: “Máquina para Ícaro” constitui o espetáculo teatral da Companhia Cênica Ventura, da cidade de Parnamirim (RN), objeto de estudo deste trabalho e compõe o Projeto “Encontro com o Artista”, em sua edição de nº 4, realizado no espaço escolar do Instituto Federal Campus Macau, em meados de setembro de 2015. Como objetivo central, idealizou-se o acesso ao espetáculo de teatro como forma de estimular a aprendizagem da linguagem teatral para alunos dos Cursos Técnico Integrados que tinham a Disciplina Arte/Teatro. Dessa forma, constituiu-se como teorias do processo de ensino aprendizagem em Arte: Araújo (2012), Brasil (2000), Freire (1987), Desgranges (2010) e Pavis (1999). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem participante, porque diz respeito a interlocução entre o pesquisador e os agentes pesquisados, na transformação social do próprio contexto cultural. Dessa feita, foram aplicados questionários e rodas de conversa com intuito de promover a mediação entre os artistas do espetáculo teatral e a plateia formada por alunos do 2º ano. Nesta edição do Encontro com o Artista, são colocadas duas questões importantes: o diálogo do espetáculo teatral com outras áreas de conhecimento do Ensino Médio (Diálogos epistemológicos) e os processos de mediação por meio de debate crítico e entrevista com os artistas, após a cena teatral. Como resultados e desdobramentos, observamos a aprendizagem dos elementos teatrais do espetáculo cênico, como: dramaturgia, interpretação, cenário, figurino, iluminação, maquiagem e sonoplastia, colaborando apara a construção de um sujeito espectador e leitor de peças teatrais no universo do IFRN Campus Macau. Reitera-se assim, a importância de ações educativas e culturais que estimulem a descoberta de novos olhares sobre a composição da peça teatral e sua necessidade no âmbito do Ensino da Arte nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE TEATRO, APRECIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8285_16102017195554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABRAÃO LINCOLN ROSENDO FRAZÃO" "autor_nome_curto" => "LINCOLN" "autor_email" => "abraticesamo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37407 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4271 "inscrito_id" => 8285 "titulo" => "MÁQUINA PARA ÍCARO: CONSTRUÇÃO DE OLHARES SOBRE A COMPOSIÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRAL." "resumo" => "Resumo: “Máquina para Ícaro” constitui o espetáculo teatral da Companhia Cênica Ventura, da cidade de Parnamirim (RN), objeto de estudo deste trabalho e compõe o Projeto “Encontro com o Artista”, em sua edição de nº 4, realizado no espaço escolar do Instituto Federal Campus Macau, em meados de setembro de 2015. Como objetivo central, idealizou-se o acesso ao espetáculo de teatro como forma de estimular a aprendizagem da linguagem teatral para alunos dos Cursos Técnico Integrados que tinham a Disciplina Arte/Teatro. Dessa forma, constituiu-se como teorias do processo de ensino aprendizagem em Arte: Araújo (2012), Brasil (2000), Freire (1987), Desgranges (2010) e Pavis (1999). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem participante, porque diz respeito a interlocução entre o pesquisador e os agentes pesquisados, na transformação social do próprio contexto cultural. Dessa feita, foram aplicados questionários e rodas de conversa com intuito de promover a mediação entre os artistas do espetáculo teatral e a plateia formada por alunos do 2º ano. Nesta edição do Encontro com o Artista, são colocadas duas questões importantes: o diálogo do espetáculo teatral com outras áreas de conhecimento do Ensino Médio (Diálogos epistemológicos) e os processos de mediação por meio de debate crítico e entrevista com os artistas, após a cena teatral. Como resultados e desdobramentos, observamos a aprendizagem dos elementos teatrais do espetáculo cênico, como: dramaturgia, interpretação, cenário, figurino, iluminação, maquiagem e sonoplastia, colaborando apara a construção de um sujeito espectador e leitor de peças teatrais no universo do IFRN Campus Macau. Reitera-se assim, a importância de ações educativas e culturais que estimulem a descoberta de novos olhares sobre a composição da peça teatral e sua necessidade no âmbito do Ensino da Arte nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE TEATRO, APRECIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8285_16102017195554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABRAÃO LINCOLN ROSENDO FRAZÃO" "autor_nome_curto" => "LINCOLN" "autor_email" => "abraticesamo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }