Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÁQUINA PARA ÍCARO: CONSTRUÇÃO DE OLHARES SOBRE A COMPOSIÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRAL.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO DE TEATRO, APRECIAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37407
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4271
    "inscrito_id" => 8285
    "titulo" => "MÁQUINA PARA ÍCARO: CONSTRUÇÃO DE OLHARES SOBRE A COMPOSIÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRAL."
    "resumo" => "Resumo: “Máquina para Ícaro” constitui o espetáculo teatral da Companhia Cênica Ventura, da cidade de Parnamirim (RN), objeto de estudo deste trabalho e compõe o Projeto “Encontro com o Artista”, em sua edição de nº 4, realizado no espaço escolar do Instituto Federal Campus Macau, em meados de setembro de 2015. Como objetivo central, idealizou-se o acesso ao espetáculo de teatro como forma de estimular a aprendizagem da linguagem teatral para alunos dos Cursos Técnico Integrados que tinham a Disciplina Arte/Teatro. Dessa forma, constituiu-se como teorias do processo de ensino aprendizagem em Arte: Araújo (2012), Brasil (2000), Freire (1987), Desgranges (2010) e Pavis (1999). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem participante, porque diz respeito a interlocução entre o pesquisador e os agentes pesquisados, na transformação social do próprio contexto cultural. Dessa feita, foram aplicados questionários e rodas de conversa com intuito de promover a mediação entre os artistas do espetáculo teatral e a plateia formada por alunos do 2º ano. Nesta edição do Encontro com o Artista, são colocadas duas questões importantes: o diálogo do espetáculo teatral com outras áreas de conhecimento  do Ensino Médio (Diálogos epistemológicos) e os processos de mediação por meio de debate crítico e entrevista com os artistas, após a cena teatral. Como resultados e desdobramentos, observamos a aprendizagem dos elementos teatrais do espetáculo cênico, como: dramaturgia, interpretação, cenário, figurino, iluminação, maquiagem e sonoplastia, colaborando apara a construção de um sujeito espectador e leitor de peças teatrais no universo do IFRN Campus Macau. Reitera-se assim, a importância de ações educativas e culturais que estimulem a descoberta de novos olhares sobre a composição da peça teatral e sua necessidade no âmbito do Ensino da Arte nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE TEATRO, APRECIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8285_16102017195554.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ABRAÃO LINCOLN ROSENDO FRAZÃO"
    "autor_nome_curto" => "LINCOLN"
    "autor_email" => "abraticesamo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37407
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4271
    "inscrito_id" => 8285
    "titulo" => "MÁQUINA PARA ÍCARO: CONSTRUÇÃO DE OLHARES SOBRE A COMPOSIÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRAL."
    "resumo" => "Resumo: “Máquina para Ícaro” constitui o espetáculo teatral da Companhia Cênica Ventura, da cidade de Parnamirim (RN), objeto de estudo deste trabalho e compõe o Projeto “Encontro com o Artista”, em sua edição de nº 4, realizado no espaço escolar do Instituto Federal Campus Macau, em meados de setembro de 2015. Como objetivo central, idealizou-se o acesso ao espetáculo de teatro como forma de estimular a aprendizagem da linguagem teatral para alunos dos Cursos Técnico Integrados que tinham a Disciplina Arte/Teatro. Dessa forma, constituiu-se como teorias do processo de ensino aprendizagem em Arte: Araújo (2012), Brasil (2000), Freire (1987), Desgranges (2010) e Pavis (1999). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem participante, porque diz respeito a interlocução entre o pesquisador e os agentes pesquisados, na transformação social do próprio contexto cultural. Dessa feita, foram aplicados questionários e rodas de conversa com intuito de promover a mediação entre os artistas do espetáculo teatral e a plateia formada por alunos do 2º ano. Nesta edição do Encontro com o Artista, são colocadas duas questões importantes: o diálogo do espetáculo teatral com outras áreas de conhecimento  do Ensino Médio (Diálogos epistemológicos) e os processos de mediação por meio de debate crítico e entrevista com os artistas, após a cena teatral. Como resultados e desdobramentos, observamos a aprendizagem dos elementos teatrais do espetáculo cênico, como: dramaturgia, interpretação, cenário, figurino, iluminação, maquiagem e sonoplastia, colaborando apara a construção de um sujeito espectador e leitor de peças teatrais no universo do IFRN Campus Macau. Reitera-se assim, a importância de ações educativas e culturais que estimulem a descoberta de novos olhares sobre a composição da peça teatral e sua necessidade no âmbito do Ensino da Arte nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE TEATRO, APRECIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8285_16102017195554.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ABRAÃO LINCOLN ROSENDO FRAZÃO"
    "autor_nome_curto" => "LINCOLN"
    "autor_email" => "abraticesamo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: “Máquina para Ícaro” constitui o espetáculo teatral da Companhia Cênica Ventura, da cidade de Parnamirim (RN), objeto de estudo deste trabalho e compõe o Projeto “Encontro com o Artista”, em sua edição de nº 4, realizado no espaço escolar do Instituto Federal Campus Macau, em meados de setembro de 2015. Como objetivo central, idealizou-se o acesso ao espetáculo de teatro como forma de estimular a aprendizagem da linguagem teatral para alunos dos Cursos Técnico Integrados que tinham a Disciplina Arte/Teatro. Dessa forma, constituiu-se como teorias do processo de ensino aprendizagem em Arte: Araújo (2012), Brasil (2000), Freire (1987), Desgranges (2010) e Pavis (1999). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem participante, porque diz respeito a interlocução entre o pesquisador e os agentes pesquisados, na transformação social do próprio contexto cultural. Dessa feita, foram aplicados questionários e rodas de conversa com intuito de promover a mediação entre os artistas do espetáculo teatral e a plateia formada por alunos do 2º ano. Nesta edição do Encontro com o Artista, são colocadas duas questões importantes: o diálogo do espetáculo teatral com outras áreas de conhecimento do Ensino Médio (Diálogos epistemológicos) e os processos de mediação por meio de debate crítico e entrevista com os artistas, após a cena teatral. Como resultados e desdobramentos, observamos a aprendizagem dos elementos teatrais do espetáculo cênico, como: dramaturgia, interpretação, cenário, figurino, iluminação, maquiagem e sonoplastia, colaborando apara a construção de um sujeito espectador e leitor de peças teatrais no universo do IFRN Campus Macau. Reitera-se assim, a importância de ações educativas e culturais que estimulem a descoberta de novos olhares sobre a composição da peça teatral e sua necessidade no âmbito do Ensino da Arte nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.