Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCRITA COMO ATIVIDADE INTERATIVA

Palavra-chaves: PRODUÇÃO TEXTUAL., ESCRITA., ATIVIDADE INTERATIVA. Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35558
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2203
    "inscrito_id" => 2955
    "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCRITA COMO ATIVIDADE INTERATIVA"
    "resumo" => "A produção textual na escola configura uma prática essencial para o desenvolvimento intelectual e para a formação social dos alunos: através dessa competência, o estudante pode expressar suas ideias em relação a diversos assuntos, aprender sobre a língua, além de encontrar formas de interagir consigo mesmo e com o universo que o cerca. Contudo, esse processo em sala de aula ainda associa-se a uma abordagem que leva em consideração, sobretudo, aspectos motores e exercícios mecânicos, uma escrita descontextualizada, que não desperta interesse, tampouco propicia ao aluno uma experiência de autoria e olhar crítico. Por essa razão, convém ressaltar outro viés para o trabalho com a produção de textos, o qual mencione aspectos cognitivos e sociointeracionais, isto é, uma escrita também de expressão dos discentes cuja dinâmica suscite textos e temas relevantes, com metodologias diversificadas a partir de uma efetiva produção de gêneros textuais. Com base nesta premissa, o presente trabalho tem como objetivo principal: apresentar a produção textual nos anos iniciais do ensino fundamental, evidenciando a escrita como atividade interativa. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, referendada em Antunes (2003); Calkins (2008) e Koch (2012). Assim, retratamos neste estudo: a introdução (justificativa) e metodologia, em seguida, os resultados e discussões, nos quais sublinhamos acerca das concepções de texto, da produção de texto na escola e da escrita como atividade interativa e, por fim, as considerações finais. Notavelmente, as apreciações feitas no decorrer desse artigo podem contribuir para a formação docente no que diz respeito à dinamicidade na relação professor e aluno no momento de elaboração textual, uma produção em que se deve valorizar a significativa intervenção do sujeito aprendiz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL., ESCRITA., ATIVIDADE INTERATIVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID2955_11092017182753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ABRAÃO VITORIANO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ABRAÃO V. SOUSA"
    "autor_email" => "abraaovitoriano@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE SÃO FRANCISCO DA PARAÍBA (FASP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35558
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2203
    "inscrito_id" => 2955
    "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCRITA COMO ATIVIDADE INTERATIVA"
    "resumo" => "A produção textual na escola configura uma prática essencial para o desenvolvimento intelectual e para a formação social dos alunos: através dessa competência, o estudante pode expressar suas ideias em relação a diversos assuntos, aprender sobre a língua, além de encontrar formas de interagir consigo mesmo e com o universo que o cerca. Contudo, esse processo em sala de aula ainda associa-se a uma abordagem que leva em consideração, sobretudo, aspectos motores e exercícios mecânicos, uma escrita descontextualizada, que não desperta interesse, tampouco propicia ao aluno uma experiência de autoria e olhar crítico. Por essa razão, convém ressaltar outro viés para o trabalho com a produção de textos, o qual mencione aspectos cognitivos e sociointeracionais, isto é, uma escrita também de expressão dos discentes cuja dinâmica suscite textos e temas relevantes, com metodologias diversificadas a partir de uma efetiva produção de gêneros textuais. Com base nesta premissa, o presente trabalho tem como objetivo principal: apresentar a produção textual nos anos iniciais do ensino fundamental, evidenciando a escrita como atividade interativa. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, referendada em Antunes (2003); Calkins (2008) e Koch (2012). Assim, retratamos neste estudo: a introdução (justificativa) e metodologia, em seguida, os resultados e discussões, nos quais sublinhamos acerca das concepções de texto, da produção de texto na escola e da escrita como atividade interativa e, por fim, as considerações finais. Notavelmente, as apreciações feitas no decorrer desse artigo podem contribuir para a formação docente no que diz respeito à dinamicidade na relação professor e aluno no momento de elaboração textual, uma produção em que se deve valorizar a significativa intervenção do sujeito aprendiz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL., ESCRITA., ATIVIDADE INTERATIVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID2955_11092017182753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ABRAÃO VITORIANO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ABRAÃO V. SOUSA"
    "autor_email" => "abraaovitoriano@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE SÃO FRANCISCO DA PARAÍBA (FASP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A produção textual na escola configura uma prática essencial para o desenvolvimento intelectual e para a formação social dos alunos: através dessa competência, o estudante pode expressar suas ideias em relação a diversos assuntos, aprender sobre a língua, além de encontrar formas de interagir consigo mesmo e com o universo que o cerca. Contudo, esse processo em sala de aula ainda associa-se a uma abordagem que leva em consideração, sobretudo, aspectos motores e exercícios mecânicos, uma escrita descontextualizada, que não desperta interesse, tampouco propicia ao aluno uma experiência de autoria e olhar crítico. Por essa razão, convém ressaltar outro viés para o trabalho com a produção de textos, o qual mencione aspectos cognitivos e sociointeracionais, isto é, uma escrita também de expressão dos discentes cuja dinâmica suscite textos e temas relevantes, com metodologias diversificadas a partir de uma efetiva produção de gêneros textuais. Com base nesta premissa, o presente trabalho tem como objetivo principal: apresentar a produção textual nos anos iniciais do ensino fundamental, evidenciando a escrita como atividade interativa. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, referendada em Antunes (2003); Calkins (2008) e Koch (2012). Assim, retratamos neste estudo: a introdução (justificativa) e metodologia, em seguida, os resultados e discussões, nos quais sublinhamos acerca das concepções de texto, da produção de texto na escola e da escrita como atividade interativa e, por fim, as considerações finais. Notavelmente, as apreciações feitas no decorrer desse artigo podem contribuir para a formação docente no que diz respeito à dinamicidade na relação professor e aluno no momento de elaboração textual, uma produção em que se deve valorizar a significativa intervenção do sujeito aprendiz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.